Em mais um episódio da escalada de violência no Oriente Médio, um avião de combate israelense foi derrubado por baterias antiaéreas sírias neste sábado (10). O F-16 integrava uma ofensiva de Israel contra a Síria contra alvos controlados pelo Irã.
Segundo o governo israelense, o ataque foi uma retaliação à invasão de um drone no espaço aéreo do país. Os pilotos do F-16 não sofreram ferimentos.
— As forças de defesa de Israel atacaram sistemas de controle iranianos, sob fogo antiaéreo cerrado. O Irã é responsável por esta severa violação da soberania de Israel — tuitou o tenente Jonathan Conricus, porta-voz da Força Aérea israelense.
Antes do ataque, as forças israelenses identificaram um drone iraniano, que foi derrubado com um helicóptero de combate. Já o F-16, segundo a polícia, caiu na região do Vale de Jezreel, a leste da cidade de Haifa.
A aviação israelense atacou 12 alvos militares, entre eles três baterias de defesa antiaérea e quatro alvos iranianos, afirmou o Exército de Israel.
Israel afirmou neste sábado que não busca uma escalada, mas alertou que Irã e Síria "brincam com fogo" e que está preparado para qualquer eventualidade, depois de um aumento brusco da tensão na Síria.
— Não buscamos uma escalada, mas estamos preparados para diferentes possibilidades — disse o porta-voz do Exército.
* AFP