Pelo menos 59 pessoas morreram e outras 515 ficaram feridas, na noite de domingo (1º), em Las Vegas, nos Estados Unidos, após Stephen Paddock, de 64 anos, abrir fogo do 32º andar do hotel Mandalay Bay, atingindo o público que participava de um festival de música country.
Ao menos 22 mil pessoas assistiam ao show, durante o evento de três dias chamado "Route 91 Harvest", quando começaram os disparos. Veja quem são as vítimas já identificadas do tiroteio, considerado o mais mortal da história recente dos Estados Unidos.
Jordan McIldoon, 23 anos
Nascido em British Columbia, no Canadá, McIldoon morreu nos braços de uma estranha, que ficou ao seu lado durante horas, depois de prometer à mãe e à namorada do jovem, por celular, que não o deixaria sozinho.
McIldoon, aprendiz de mecânico, foi um dos três canadenses que faleceu no tiroteio.
Christopher Roybal, 28 anos
Roybal, de Corona, na Califórnia, serviu no Afeganistão e foi para Las Vegas com a mãe, Debby Allen, para comemorar o aniversário de 29 anos, que estava chegando, segundo o jornal New York Daily News. Sua última postagem no Facebook foi em resposta à pergunta: "O que se sente quando é atingido por um tiro?".
"É um pesadelo do qual não se pode escapar com nenhuma droga, terapia, ou álcool com seus amigos veteranos de guerra", respondeu.
Denise Burditus, 50 anos
Denise, de Martinsburg, West Virginia, publicou no Twitter uma selfie no show com seu marido, Tony, horas antes de morrer.
"Me dói anunciar que perdi a minha esposa por 32 anos, mãe de dois filhos, que logo se tornaria avó de cinco netos, esta noite, no tiroteio de Las Vegas. Denise morreu em meus braços. TE AMO BEBÊ", escreveu Tony no Facebook.
John Phippen, 56 anos
Phippen, de Santa Clarita, na Califórnia, era dono de uma companhia de remodelação, segundo o jornal Los Angeles Times, e foi ao show com o filho Travis. A publicação indicou que o jovem, um técnico em medicina de emergência, levou o pai ao hospital, onde morreu.
"Era o meu melhor amigo", disse o filho.
Carrie Barnette, 34 anos
Barnette, de Riverside, na Califórnia, trabalhou na Disneyland por 11 anos e estava em Las Vegas comemorando o aniversário de um amigo.
"Um ato sem sentido e horrível. Terríveis perdas para muitos. Estamos de luto por esta maravilhosa integrante da família Disney: Carrie Barnette. Trágico", tuitou o presidente da Disney, Robert Iger.
Jack Beaton, 54 anos
Jack Beaton, um californiano, foi mortalmente ferido ao proteger sua esposa, Laurie.
"Ele jogou Laurie no chão e a cobriu com seu corpo. Ele foi atingido não sei quantas vezes", testemunhou Jerry Cook, seu cunhado.
Sonny Melton, 29 anos
Sonny, um enfermeiro de Tennessee, também perdeu a vida ao salvar a esposa. Quando as balas começaram a chover na multidão, "ele meu segurou por trás e começou a correr, então senti que ele havia sido atingido nas costas", contou Heather Melton ao USA Today.
Neysa Tonks, 46 anos
Neysa Tonks era fã do cantor Jason Aldean, que se apresentava no palco no momento do tiroteio. Original de Utah, morava em Las Vegas havia 10 anos. Funcionária de uma empresa de tecnologia, ela deixou três filhos. Seu namorado ficou ferido.
Hannah Ahlers, 35 anos
Hannah Ahlers, uma californiana de 35 anos e mãe de três crianças, era paraquedista e entusiasta de esportes ao ar livre. Seus muitos amigos a descreveram nas redes sociais como uma mulher bonita "por fora e por dentro". Segundo o canal ABC, foi atingida na cabeça pelos tiros.
Charleston Hartfield, 34 anos
Oficial da polícia de Las Vegas, Charleston Hartfield fazia parte dos muitos policiais que assistiam ao show. Veterano do Exército, também treinava uma equipe de futebol americano.
Thomas Day Jr., 54 anos
Thomas Day Jr. assistia ao festival de música country com seus quatro filhos, que sobreviveram. Ele trabalhava no setor da construção civil em Riverside, na Califórnia.
Dana Gardner, 52 anos
Dana Gardner, mãe de três filhos, trabalhava para o condado de San Bernardino, na Califórnia, havia 26 anos, segundo o San Bernardino Sun. Assistia ao show com sua filha, que não foi ferida.
Angela Gomez, 20 anos
Angela Gomez, de Riverside, era estudante. No ensino médio, fazia parte da equipe de líderes de torcida. Segundo o Los Angeles Times, assistia ao show com seu namorado.
Jennifer Topaz Irvine, 42 anos
Jennifer Irvine, de San Diego, Califórnia, era advogada especializada em direito penal e direito de família, segundo o San Diego Union Tribune. Era faixa preta em Taekwondo e estava no festival com amigos.