O candidato da oposição Nana Akufo-Addo venceu as eleições presidenciais em Gana ao derrotar com mais de 53% dos votos o atual presidente John Dramani Mahama.
"Não vou decepcioná-los", prometeu ao seguidores o líder do Novo Partido Patriótico (NPP), um advogado de direitos humanos de 72 anos, que exerceu a profissão na França e Inglaterra antes de voltar a Ganaños que ejerció la profesión en Francia e Inglaterra antes de regressar a seu país.
Akufo-Addo insistiu que fará o que estiver a seu alcance para colocar o país de volta "no caminho do progresso e da prosperidade".
Cerca de 15 milhões de inscritos neste país de língua inglesa da África Ocidental foram às urnas votar no presidente e eleger seus 275 deputados.
Sete candidatos disputaram as eleições, incluindo uma ex-primeira-dama, Nana Konadu Agyeman-Rawlings.
Mas a batalha foi decidida entre rivais históricos: o presidente Mahama do Congresso Nacional Democrático (NDC) e o líder do NPP.
Antes de votar, Akufo-Addo declarou ser "muito importante que o processo eleitoral seja conduzido de forma eficiente e pacificamente, para que Gana mantenha a sua reputação como um defensor da democracia" na África.
Aceitando sua derrota, Maham lo ligou para o adversário para felicitá-lo.
Mahama foi derrotado por causa da desaceleração econômica causada pela queda dos preços das commodities (ouro, cacau, petróleo) e vários escândalos de corrupção, particularmente na justiça.
* AFP