Nesta segunda-feira, os governos de Chile e Argentina ainda trabalhavam para retirar pessoas isoladas nas proximidades de Polvaredas, em Mendoza, na Argentina. Fortes chuvas que atingiram o local desde quinta-feira causaram deslizamentos de terra na rodovia que liga os dois países.
A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) informou que, no local, encontravam-se principalmente turistas e caminhoneiros que retornavam para a Argentina. A Gendarmeria Nacional Argentina disse que o Passo Internacional Sistema Cristo Redentor poderá ficar liberado nos próximos dias. Entre argentinos, chilenos e uruguaios, um grupo de caminhoneiros gaúchos ficou isolado.
Uma equipe de documentaristas gaúchos produz na região um documentário sobre os arrieros, o típico gaúcho andino, responsáveis pela condução das mulas, uma das formas de abastecimento para as expedições de todo o mundo, que anualmente buscam atingir o cume do Aconcagua. A produção, composta por Alan Mendonça, Tamires Kopp, Marcelo Curia e Anderson Astor, também foi afetada. Eles contam que os ingressos à montanha foram proibidos por motivos de segurança. Além disso, afirmam que falta de acesso ao abastecimento de combustível, bem como de renovação dos estoques de mantimentos, dão sinais de escassez.