Coordenação
Diego Araujo
gdi@gruporbs.com.br
Jornalista formado pela UFRGS em 1995, ano em que entrou no Grupo RBS, primeiro na Rádio Gaúcha e depois em ZH. Desde então, foi repórter, chefe de reportagem e editor de Geral e Esportes. Em 2018, tornou-se editor-chefe do Diário Gaúcho, função que acumula com a coordenação do GDI.
Reportagem
Adriana Irion
adriana.irion@zerohora.com.br
Formada em Jornalismo pela PUCRS em 1994, atua desde 1992 no Grupo RBS, em diversas áreas, tendo como foco, a partir de 1995, na Editoria de Polícia, investigações de crimes, em presídios e em unidades de internação de adolescentes. A partir de 2007, passou a atuar como repórter de Política, fazendo a cobertura, principalmente, de casos de corrupção no Poder Público e operações da Polícia Federal. Fez a cobertura das operações Rodin e Solidária, revelando informações exclusivas das fraudes. Em 2012, foi uma das autoras da série Meninos Condenados, vencedora de cinco diferentes prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o Prêmio Esso.
Alberi Neto
alberi@diariogaucho.com.br
Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Unirriter) em 2018, trabalha desde 2017 no Grupo RBS. Em sua atuação, tem foco em áreas como transporte público, saúde pública, trabalho e habitação. A atuação na área do transporte público ainda rendeu, em 2019, 2020 e 2022, reconhecimentos no Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Em 2022, venceu o prêmio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o mais prestigiado do Estado, na categoria Jornalismo Impresso.
Carlos Rollsing
carlos.rollsing@zerohora.com.br
Jornalista graduado em 2008 pela Unisinos, é repórter do Grupo RBS desde 2011. Iniciou focado na cobertura política e, depois, ampliou atuação para temas como imigração contemporânea e reportagens investigativas. Como enviado especial, participou de grandes coberturas nacionais, como a operação Lava-Jato, em Curitiba, o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em Brasília, e o velório e enterro do ex-governador pernambucano e então candidato à Presidência Eduardo Campos, em Recife. Foi vencedor das categorias principais dos prêmios Petrobras e MPT de Jornalismo. Também alcançou distinções promovidas pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS, entre outras.
Giovani Grizotti
giovani.grizotti@rbstv.com.br
Formado pela PUCRS, está no Grupo RBS desde 1996, quando ingressou na Rádio Gaúcha. Faz reportagens especiais para o Fantástico, como a Máfia das Próteses, e telejornais da TV Globo e RBS TV. Já conquistou mais de 50 prêmios de jornalismo, entre os quais dois Esso — com matérias investigativas como a Farra dos Vereadores —, Vladimir Herzog e Embratel. Por quatro vezes, foi finalista do IRE Awards, considerado o "oscar" do jornalismo investigativo norte-americano. Tem por característica não mostrar o rosto, pois trabalha com câmera escondida, infiltrando-se entre criminosos para flagrar fraudes e desvio de dinheiro público.
Humberto Trezzi
humberto.trezzi@zerohora.com.br
Formou-se em Jornalismo na PUCRS em 1984 e, desde lá, reúne mais de seis dezenas de prêmios. No Grupo RBS, atua desde 1988, sobretudo na cobertura de segurança pública. Ganhou dois prêmios Esso, um dos de mais prestígio no país, além de um Embratel e diversos nas áreas de direitos humanos. É autor de dois livros: Os Infiltrados (em parceria com colegas, sobre espiões que atuaram durante o regime militar) e Em Terreno Minado (sobre coberturas que fez em guerras, crime organizado, tentativas de golpes de Estado e catástrofes naturais). Foi enviado especial de Zero Hora em coberturas na guerra civil de Angola, na guerra civil da Líbia (duas vezes), à guerra civil da Colômbia, ao México, Equador, Bolívia, Chile, Venezuela, Uruguai, Argentina e Paraguai.
Jonas Campos
jonas.campos@rbstv.com.br
Jornalista formado em 1994 pela Unisinos, em São Leopoldo, e repórter da RBS TV, faz com frequência, desde 1996, reportagens para o Jornal Nacional. Já trabalhou na Rádio Gaúcha, na TV Iguaçu (SBT) em Curitiba, depois da TV Liberal, em Belém, e na TV Centro América, em Cuiabá, (ambas afiliadas Globo). Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, como ARI, Embratel e Esso.
Lucas Abati
lucas.abati@rdgaucha.com.br
Formado pela ESPM-Sul, em 2016, e pós-graduado em Criação e Produção de Conteúdos Digitais na Uniritter, ingressou no Grupo RBS como estagiário da Rádio Gaúcha em 2013. Depois, contratado como repórter, permaneceu em sua primeira passagem pela empresa até 2020, com atuação principalmente na área da segurança pública. Entre apurações de destaque, o Caso Bárbara, que revelou um acidente de trânsito com morte provocado por um médico embriagado que só foi investigado pelas autoridades após a reportagem, e a matéria que acompanhou por um ano a busca de uma mãe por uma reviravolta na investigação da morte do seu filho, que até então era tratada como suicídio. Em 2023, retornou ao Grupo RBS.
Rafael Divério
rafael.diverio@zerohora.com.br
Com graduação e mestrado em Jornalismo na PUCRS e Educação Física na UFRGS, ingressou no Grupo RBS em 2011, como correspondente em Rio Grande. Em 2013, passou a atuar na editoria de esporte. É repórter especial desde 2018. Participou de coberturas como as Copa do Mundo de 2010, como enviado especial à África do Sul, e a de 2014, em Porto Alegre. Em 2022, acompanhou o Mundial direto da Argentina. Cobriu a Copa América de 2019, as semifinais da Libertadores de 2018 e a final da Copa do Brasil de 2019. Ganhou duas vezes o Prêmio ARI de Jornalismo e o Prêmio Polícia Federal.
Vítor Rosa
vitor.rosa@rbstv.com.br
Jornalista formado pela PUCRS em 2016 e mestrando em Segurança na UFRGS. Trabalha no Grupo RBS desde 2015, quando ingressou como estagiário na Rádio Gaúcha. Foi repórter de Gaúcha, Zero Hora e GZH até 2021, quando migrou para a reportagem da RBS TV. Acompanha casos de violência policial, crimes de farda e violação de direitos humanos. Foi vencedor duas vezes no Prêmio ARI de Reportagem.
William Mansque
william.mansque@zerohora.com.br
Começou a sua carreira no Grupo RBS em 2013, como estagiário, trabalhando na produção de conteúdo nos sites Gastrô e Segundo Caderno. Formou-se em 2015, na Unisinos. Em 2014, passou a ser assistente de conteúdo, produzindo conteúdo para o site e a versão noturna do jornal (ZH Noite), com foco em cultura e entretenimento. Desde 2016, atua como repórter do Segundo Caderno, tanto para a mídia impressa quanto para a digital.
Edição
Leandro Brixius
leandro.brixius@zerohora.com.br
Jornalista formado pela UFRGS em 2000, atua no Grupo RBS desde 2013, inicialmente na edição das áreas de economia e política em Zero Hora, além de coberturas especiais e grandes reportagens. Desde 2022, é coordenador digital de GZH.
Lúcio Charão
lucio.charao@diariogaucho.com.br
Começou sua carreira no Grupo RBS em 2007, como estagiário, na seção de obituário e apurando conteúdos de serviço para o Diário de Santa Maria. Em 2009, formou-se na Universidade Franciscana (UFN). Em 2010, foi contratado como repórter de Geral e Polícia. Depois, passou a subeditor da mesma área, em Santa Maria. Em 2014, em Porto Alegre, na Zero Hora, foi editor assistente, e atualmente é editor de Segurança de Diário Gaúcho, Zero Hora e GZH. Desde 2022, também é um dos chefes de reportagem de Notícias.
Mariana Ceccon
mariana.ceccon@rdgaucha.com.br
Formada em Jornalismo pela ESPM-Sul em 2016, com pós-graduação em Jornalismo: Gestão e Empreendedorismo na ESPM-Sul e em Criação e Produção de Conteúdos Digitais na Uniritter. Ingressou no Grupo RBS como estagiária da Rádio Gaúcha em 2013. Foi produtora do Gaúcha Hoje e chefe de reportagem. Atualmente, atua como editora-chefe da Rádio Gaúcha e apresenta o programa SuperSábado.
Michelle Guerra
michelle.guerra@rbstv.com.br
Formou-se em Jornalismo na PUCRS em janeiro de 2003 e no mesmo ano ingressou na RBS TV. Atuou como produtora do Núcleo Globo, foi editora-executiva do Jornal do Almoço e editora-chefe do Bom Dia Rio Grande. Desde 2015, é chefe de reportagem.
Entre em contato com o GDI
Tem uma história que devemos ouvir ou sabe sobre alguma irregularidade? Entre em contato pelo e-mail gdi@gruporbs.com.br ou pelo WhatsApp (51) 99914-8529.
O que é preciso enviar?
Por favor, seja o mais específico possível. O que aconteceu e por que você acha que devemos acompanhar essa história? Documentos, áudios, vídeos, imagens e outras evidências podem ser enviados. A sua identidade não será publicada nas reportagens.
Qual é o foco das reportagens do GDI?
O GDI se dedica principalmente, mas não apenas, a verificar uso de dinheiro público, veracidade de declarações de autoridades e investigações em geral.