O Acampamento Farroupilha começa no sábado (7), celebrando o centenário de nascimento do poeta e pajador Jayme Caetano Brum. Para facilitar o acesso ao evento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implementou um esquema especial de trânsito e transporte na região do Parque Harmonia.
Desde segunda-feira, 2 de setembro, o estacionamento na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha está proibido. Agentes da EPTC monitoram a área diariamente, e, em caso de tráfego intenso, poderá haver bloqueio do acesso à avenida Augusto de Carvalho pela avenida Loureiro da Silva. Se isso ocorrer, os motoristas serão direcionados pela Loureiro da Silva, rua Antônio Klinger Filho, avenida Borges de Medeiros, chegando ao acampamento pela Aureliano de Figueiredo Pinto.
Com 187 estruturas montadas, o evento se estende até 22 de setembro e contará com mais de 120 atrações culturais distribuídas em dois palcos. Além das festividades, esta edição do Acampamento será marcada pela solidariedade, com a arrecadação de alimentos, eletrodomésticos e materiais de limpeza para as vítimas da enchente de maio.
Transporte
Para quem optar por táxis, haverá uma área de embarque e desembarque na avenida Augusto de Carvalho, no lado direito da via no sentido Centro-bairro, entre a avenida Loureiro da Silva e a rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, além de um ponto na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente à Justiça Federal. À noite, um ponto extra estará disponível na Rótula das Cuias.
Usuários de transporte por aplicativos podem embarcar e desembarcar na Augusto de Carvalho, sentido bairro-Centro, na esquina com a Otávio Francisco Caruso da Rocha, próximo à parada da linha T1.
Outro ponto para aplicativos estará sinalizado no lado esquerdo da rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente à Justiça Federal.
O transporte público também é uma opção para chegar ao Parque Harmonia, com 36 linhas de ônibus atendendo o local em dias úteis, 33 aos sábados e 30 aos domingos. Além das linhas regulares que operam das 5h às 23h, os frequentadores poderão contar com as linhas da madrugada, C5 e madrugadões, que têm pontos de embarque na Loureiro da Silva e na Borges de Medeiros.