Começou neste sábado (17) a montagem dos 187 piquetes que irão participar do 42º Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, de 7 a 22 de setembro. A edição deste ano terá como temática o centenário do nascimento do histórico pajador e poeta Jayme Caetano Braun.
A tradicional atração terá mais de 120 shows de música, dança, trova e declamação. A programação será dividida em dois palcos, um deles no formato 360°. Nos dias 13 e 14, na Casa do Gaúcho, será realizado o espetáculo de som e luz Jayme Caetano Braun, o pajador secular. A entrada é gratuita.
A secretária municipal da Cultura e Economia Criativa e presidente da comissão dos festejos farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso, informa que cerca de 20 dos shows previstos serão femininos. Ela comemora a marca como um avanço, considerando que o acampamento é predominantemente masculino.
Uma novidade da edição de 2024 será o estande da agricultura familiar. Pela primeira vez, haverá exposição e comercialização de hortifrutigranjeiros orgânicos e produtos coloniais. Os participantes serão principalmente do extremo sul de Porto Alegre, região da cidade marcada pela pequena produção rural.
Outra característica do evento será a solidariedade aos atingidos pela enchente. Haverá arrecadação permanente de alimentos, eletrodomésticos e materiais de limpeza. Artistas que sofreram perdas na crise climática foram convidados a integrar a grade de shows.
O presidente da Associação dos Acampados do Parque Harmonia (Acamparh), Rogério Lara, relata que houve receio sobre a realização do evento neste ano, quatro meses após o início da inundação, mas afirma que a decisão coletiva foi por fazer acontecer.
— A gauchada respondeu positivamente — comenta Lara.
Ele diz que a montagem das estruturas de madeira está sendo feita pelos próprios piqueteiros ou por prestadores de serviços contratados por eles. Vai ter churrascada e festa em setembro.