A manhã do primeiro dia de atividades do Acampamento Farroupilha 2023 foi de movimento tranquilo no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Os portões foram abertos ao público às 9h desta sexta-feira (1°), mas o número de visitantes só começou a aumentar mais próximo das 11h. Antes disso, a maior circulação era de pessoas que trabalhavam nos piquetes, nos estabelecimentos comerciais e nos restaurantes.
Dos 230 galpões espalhados pelo parque, alguns poucos ainda estão em fase final de montagem. Por isso, o barulho de serras e batidas de martelo segue sendo ouvido no local.
Logo depois das 9h, bancas já expunham lanches e doces em seus balcões, enquanto restaurantes arrumavam as mesas para receber os clientes. O palco principal, onde haverá show de Zizi Machado, às 19h30min, e baile às 21h30min, com o grupo Os Mateadores, também estava sendo organizado com os equipamentos
Na área da Feira Farroupilha, comerciantes alocavam produtos como cuias, espetos, térmicas, grelhas e roupas em seus estandes. Os vendedores da Cutelaria D'Avila, Lucas D'Avila, 24 anos, e Vinícius Olson, 25, colocavam facas e outros itens sobre o balcão. Eles afirmam que a expectativa é que o faturamento deste ano seja maior do que no evento de 2022.
— Acho que realmente virá mais gente do que no ano passado. Estamos em um lugar melhor também este ano, então a expectativa é grande. Tem tudo para dar certo. Viemos todos os anos, aqui e na Expointer — destaca Lucas, acrescentando que o modelo de faca mais procurado é o laminado.
Em outro ponto do parque, Flávio Schuh, 67 anos, caminhava empurrando sua bicicleta. O aposentado morador do bairro Tristeza, na zona sul da Capital, conta que costuma pedalar na região e, nesta sexta, decidiu conferir como estava o local.
— É muito bom aqui, a gente vê o pessoal trabalhando, todo mundo imbuído em fazer as suas artes. Costumo vir, estive aqui ano passado também e me surpreendeu, está sendo bem mais organizado, está tudo mais homogêneo. Isso é uma coisa boa para quem está vindo visitar. Tem estrutura, o pessoal é muito simpático — comenta.
Mesmo não frequentando nenhum piquete específico, Schuh ressalta que gosta muito da cultura gaúcha e das comidas típicas, especialmente do churrasco. Afirma ainda que pretende voltar ao parque em outra ocasião, acompanhado da namorada.
O casal Ângela Maria Manhago Bueno, 67 anos, e Glênio Pereira Bueno, 68, também passeava pelo local nesta manhã. Moradores de Rio Grande, no sul do Estado, eles aproveitaram para fazer fotos junto a réplicas de bois instaladas em frente a um piquete.
Na quinta-feira (31), Ângela e Glênio estiveram na Expointer e decidiram visitar o Acampamento Farroupilha na abertura para evitar o movimento intenso dos finais de semana.
— Modificou um pouco aqui, as áreas aumentaram, então está legal, bem organizado. Olhamos algumas coisas e eu comprei uma faca — conta Glênio.
Programação
Ao longo dos 20 dias de evento, serão mais de cem atrações. O acendimento da Chama Crioula ocorre na próxima quinta-feira (7), às 12h30min. Nesse dia, haverá apresentação do CTG Tiarayú às 18h, show de Brunetto y Santa Fé às 19h30min e baile às 21h30min, com Tchê Barbaridade.
A chama será guarnecida até o encerramento do Acampamento Farroupilha, em 20 de setembro — a extinção está prevista para 17h45min. A programação do último dia de evento conta com apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre, às 17h, e shows do compositor e instrumentista Marcelo Caminha e da cantora Maria Luiza Benitez, às 18h e às 19h30min, respectivamente. O baile com Roger Moraes será a última atração, às 21h30min.
A programação completa do Acampamento Farroupilha 2023 pode ser conferida neste site.