O Rio Grande do Sul é fruto de uma mescla particular de elementos históricos, geográficos e sociais. Suas fronteiras, batalhas e modos de vida e de trabalho levaram o extremo-sul do país a desenvolver uma cultura bastante singular. São termos ditos só por aqui, hábitos que podem causar estranheza para o resto dos brasileiros, além de um orgulho pelas tradições pouco visto em outros lugares. Não à toa, o mês de setembro é de dupla comemoração para os gaúchos. Além de compartilharem com o restante do país a celebração da Independência do Brasil, dedicam uma semana inteira a relembrar as conquistas da Revolução Farroupilha.
Em tempo de pandemia, os tradicionais encontros ao redor do fogo entre gerações de gaúchos tiveram de ser postergados. Mas nem por isso os aprendizados desta época do ano devem ser deixados de lado. De acordo com a vice-presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Roberta Jacinto, a história do Rio Grande do Sul é tão rica que conta com uma vasta literatura, além de excelentes adaptações para TV e cinema.
— A produção literária é um acervo "constante" de divulgação e preservação cultural. Ela nos possibilita revisitar o passado, entender o presente e planejar nosso futuro — afirma.
GaúchaZH reuniu, junto com a vice-presidente do MTG, uma lista de livros, filmes, documentários e séries sobre a história e as tradições do Rio Grande do Sul que ajudam os gaúchos a se manterem conectados com a cultura regional.
4 histórias gaúchas para assistir na tela da TV
1. Filme "O Tempo e o Vento"
- Inspirado na trilogia de Erico Verissimo, o filme O Tempo e o Vento conta a história de conflitos entre as famílias Terra Cambará e Amaral. A história começa no início da formação do território gaúcho, na época das Missões Jesuíticas, e estende-se até o século 19. A obra escrita é dividida em três partes — O Continente, O Retrato e O Arquipélago —, publicadas entre 1949 e 1962. A última versão da obra em formato de filme, dirigida por Jayme Monjardim, foi gravada no ano de 2013.
- Ano de lançamento: 2013
- Direção: Jayme Monjardim
- Disponível na plataforma Google Play
2. Filme "Netto Perde sua Alma"
- Baseado no romance do mesmo nome de Tabajara Ruas, conta as aventuras e desventuras do general Antônio de Souza Netto, que é ferido em plena Guerra do Paraguai e se recupera no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. O filme, que é uma obra de ficção, recupera uma época ao imaginar a vida do herói farroupilha que participou de todas as guerras de fronteira e das revoluções que tumultuaram a região Sul do Brasil no século 19.
- Ano de Lançamento: 2001
- Direção: Tabajara Ruas, Beto Souza
- Disponível na plataforma Mowies
3. Minissérie "A Casa das Sete Mulheres"
- Minissérie produzida pela TV Globo, A Casa das Sete Mulheres é inspirada na obra literária de Letícia Wierzchowski. O enredo se passa na época da Revolução Farroupilha, retratando importantes acontecimentos históricos. Paralelamente, apresenta romances e histórias de vida de destaque na época e que são encantadoras ao público. Uma delas é a história de Garibaldi e Manuela, o corsário italiano que veio lutar junto ao Exército Farroupilha e a sobrinha de um dos líderes mais importantes da revolução, o General Bento Gonçalves.
- Ano de Lançamento: 2003
- Direção: Teresa Lampreia
- DVD à venda em sites como Mercado Livre
4. Documentário "A Origem do Movimento Tradicionalista Gaúcho"
- Produzido por Marcio Helegda, o documentário apresenta uma entrevista com Paixão Côrtes, considerado o grande idealizador do tradicionalismo gaúcho, e alguns dados históricos elucidados através de imagens e narrativa. Por meio do material, é possível entender como e por que aconteceu o início do tradicionalismo, em 1947, e o consequente resgate, crescimento e fortalecimento da cultura gaúcha no Rio Grande do Sul.
- Ano de lançamento: 2015
- Direção: Marcio Helegda
- Disponível na plataforma Youtube
4 livros para a cabeceira
1. História do Rio Grande do Sul Para Jovens
- A obra é uma narrativa que conta a história do Rio Grande do Sul a partir de uma conversa à beira de um fogo de chão. O índio Roque Tavares é quem apresenta os principais fatos sobre a origem do Estado de forma didática e lúdica, muito atrativa ao público infantojuvenil e também para todos os leitores que se afeiçoam às obras narrativas.
- Data da primeira publicação: 2006
- Autor: Roberto Fonseca
2. Pilares da Tradição
- Conta as experiências e visões de mundo de quatro referências na cultura gaúcha: Paixão Côrtes, Telmo de Lima Freitas, Antônio Augusto Fagundes e Adelar Bertussi. A obra traz também relatos do próprio autor e transcrição de falas dos entrevistados. Além disso, é ilustrada com registros fotográficos cedidos dos arquivos pessoais dos "pilares" e dos ensaios produzidos pelo fotógrafo Emílio Pedroso.
- Autor: Renato Mendonça
- Data da primeira publicação: 2011
3. Contos Gauchescos
- É um clássico da literatura gaúcha que traz diversas informações a respeito da paisagem regional, das características do gaúcho, bem como reflexões acerca das virtudes e fraquezas humanas. Publicados em 1912, os 19 contos que compõem a obra poderiam ser resumidos como o registro da vida do homem do Pampa, centrado na figura do gaúcho quase mítico Blau Nunes. Oitenta e oito anos, todos os dentes, Blau serve de guia pelas terras do Estado a um homem letrado, já urbano, que registra as histórias que escuta.
- Data da primeira publicação: 1912
- Autor: João Simões Lopes Neto
4. MTG 50 Anos de Preservação e Valorização da Cultura Gaúcha
- A obra traz as principais informações a respeito da história e atualidades do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Há relatos que ajudam a entender como surgiu o MTG, bem como os fatos que antecederam este acontecimento. O organizador da obra apresenta importantes eventos, como a formação do "Grupo dos Oito" e a "1ª Ronda Gaúcha", esta última, que deu origem à atual Semana Farroupilha. O MTG é uma associação civil sem fins lucrativos, tendo como principal missão servir como agente de transformação social e de preservação e divulgação da cultura gaúcha.
- Data da primeira publicação: 2016
- Autor: Rogério Bastos