O arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Jaime Spengler, foi anunciado, na manhã deste domingo (6), como cardeal da Igreja Católica pelo papa Francisco. Ao final da oração do Angelus, o pontífice anunciou a realização de um consistório para a criação de 21 cardeais.
No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, ocorrerá essa cerimônia de nomeação.
Dom Jaime, que está em Roma para a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, gravou manifestação em vídeo dizendo que foi surpreendido com a notícia e agradecendo:
— Surpreendidos hoje pela indicação do Santo Padre para uma nova missão ou a continuidade da missão na Igreja. A nossa gratidão, antes de tudo, ao Santo Padre.
Os cardeais são os colaboradores mais próximos do Papa. Os cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto no conclave para escolha de novo Papa.
Nascido em Gaspar (SC), Jaime Spengler tem 64 anos. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar.
A ordenação episcopal, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo papa Francisco, que concomitantemente recebeu o pedido de renúncia de dom Dadeus Grings. Em 2023, foi eleito presidente da CNBB para um mandato de quatro anos. Também comanda o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam).
Esta é a segunda vez que um arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre é criado cardeal.
Dom Vicente Scherer (1903-1996), arcebispo entre os anos de 1947 e 1981, recebeu a indicação em 1969 pelo Papa São Paulo VI, aos 66 anos.
Confira a íntegra da manifestação de Dom Jaime Spengler:
“Surpreendidos hoje pela indicação do Santo Padre para uma nova missão ou a continuidade da missão na Igreja. A nossa gratidão, antes de tudo, ao Santo Padre. Neste momento gostaria de uma forma toda especial gostaria de me dirigir ao clero da Arquidiocese de Porto Alegre, ao povo da Arquidiocese de Porto Alegre, especialmente aos que foram atingidos pelo tragédia climática no Rio Grande do Sul, mas não somente estes, também o Centro-Oeste atingido pelas queimadas, a seca na Amazônia. Enfim é o Brasil. É o mundo. Me dirijo também aos bispos do Brasil, da América Latina e do Caribe. Faço votos que nós juntos possamos cooperar da melhor forma para promover o Evangelho em todas realidades de nossa sociedade. Caminhemos juntos na comunhão afim de que possamos promover já entre nós o Reino de Deus e a sua Justiça. Agradeço ao Papa e também a proximidade de cada irmão e de cada irmã. Deus abençoe”.