A instabilidade que chegou ao território gaúcho nesta quinta-feira (19) causou temporal de granizo em diversas cidades da Campanha e do sul do Estado. A situação está sendo monitorada pelas autoridades. Outras regiões também registraram alguns danos.
De acordo com as defesas civis regionais, houve queda de granizo em Bagé, Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado, na Campanha, e em Arambaré, Camaquã, Canguçu, Cristal, Santana da Boa Vista e Piratini, no Sul. Em Cerro Grande do Sul, pelo menos 20 residências relataram danos por conta de granizo, segundo a coordenadoria regional da Defesa Civil da Região Metropolitana.
Conforme o tenente-coronel Marcio Andre Facin, coordenador da Defesa Civil regional de Pelotas, o granizo danificou ao menos cinco residências na localidade rural no 3° Distrito, com registro de falta de luz.
De acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 72 km/h em Capão do Leão, próximo a Pelotas.
Já os maiores acumulados de chuva foram registrados em Jaguarão, com 23,6mm nas últimas 24 horas.
Segundo o major Luis Sandro Martins, coordenador regional da Defesa Civil de Uruguaiana, foram registrados estragos em Bagé. Ao menos quatro casas tiveram os telhados danificados.
Alerta da Defesa Civil
Às 4h10min desta sexta-feira (20), a Defesa Civil do Estado atualizou as informações, detalhando que há chuva moderada e persistente na região da Costa Doce. Na Região Metropolitana, segundo o órgão, há chuva e vento pontualmente fortes com descargas elétricas.
"A tendência é que, nas próximas horas, essas instabilidades se desloquem para leste/nordeste, em direção ao Litoral Norte", diz o comunicado.
Em outras regiões
Na Fronteira Oeste, por volta de meia-noite, os bombeiros de São Borja removeram galhos de um pinheiro que caiu sobre uma residência no bairro Jardim Primavera. Segundo a equipe, não houve grandes danos. Ainda durante a noite, a guarnição também entregou lona a um morador que foi ao quartel buscar ajuda, relatando que telhas de sua casa foram danificadas.
Em Ijuí, no Noroeste, o Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta de 2h20min, para remover uma árvore caída na BR-285, próximo à cidade de Bozano. Nas últimas horas, dois moradores também foram auxiliados com fornecimento de lona.
Ainda no Noroeste, em Cruz Alta, os bombeiros auxiliaram moradores de três residências, que tiveram destelhamentos, no bairro Jardim Primavera.
Ouvintes da Rádio Gaúcha relataram falta de luz na região das Missões. GZH busca atualização com as companhias de energia elétrica que atuam no Estado. Em Santo Ângelo, os bombeiros foram acionados para remover um galho que caiu sobre uma residência no bairro Haller.