Balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta quarta-feira (25), aponta que ao menos 27 municípios reportaram problemas em razão dos temporais no Rio Grande do Sul. O número de regiões afetadas aumentou na comparação com terça-feira (24), quando 13 cidades contabilizavam danos. De acordo com a atualização mais recente do levantamento, 859 pessoas estão fora de casa.
Cidades com pessoas fora de casa
- Bagé — 26 desalojados
- Barão do Triunfo — 2 desalojados
- Camaquã — 500 desalojados e 200
- Cerrito — 40 desabrigados
- Dom Pedrito — 4 desabrigados
- Lavras do Sul — 4 desalojados
- Pedro Osório — 20 desalojados e 24 desabrigados
- Pelotas — 8 desalojados e 13 desabrigados
- Rio Grande — 18 desabrigados
- TOTAL — 560 desalojados e 299 desabrigados
Além desses municípios, também reportaram problemas Amaral Ferrador, Arambaré, Caçapava do Sul, Cacequi, Candiota, Canguçu, Cristal, Encruzilhada do Sul, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Tramandaí e Turuçu.
Conforme a Defesa Civil, entre os danos estão destelhamentos em residências e escolas, alagamentos e quedas de árvores e postes.
De acordo com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Luciano Chaves Boeira, em entrevista à Rádio Gaúcha, os temporais devem causar estragos até a noite de quinta-feira (26). A orientação é para que a população procure por locais seguros.