O número de pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul caiu para 9 mil no começo da noite desta sexta-feira (27). Os problemas no abastecimento são resultado dos temporais que atingiram o Estado nos últimos dias.
As ocorrências estão espalhadas na área de concessão da CEEE Equatorial. A empresa afirma que segue mobilizada para restabelecer o serviço. No balanço anterior, da manhã desta sexta, eram 19 mil clientes desabastecidos. No levantamento da noite de quinta (26), eram 41 mil clientes.
Já a RGE informou que normalizou o atendimento para maior parte dos clientes. Pontos isolados ainda registram problemas, principalmente nas Missões, na Região Central e no Pampa.
Na Colônia São Pedro, em Morro Redondo, no sul do Estado, moradores reclamam que estão desde domingo (22) sem luz, portanto, chegando no sexto dia. A dona de casa Silvia Thies Signorini, 49 anos, é paciente oncológica, saiu do hospital na terça-feira (24) e está em casa sem energia elétrica. Ela conta que a maioria da comunidade é de idosos e que, embora esteja chovendo, eles precisam de luz para bombear água para dentro de casa.
— Eu tive hospitalizada nesta semana, já vim para casa e não tinha luz e tive que sair de casa mesmo assim agora para conseguir ligar para alguém, ligar de novo para a Equatorial — contou ela.
Silvia ainda relata que a área já havia sofrido com o desabastecimento na semana passada:
— Dizem que vão dar prioridade, só que assim, aqui faltou luz na quinta da semana passada, veio luz no sábado e no domingo, faltou de novo e até agora não veio mais. Tu liga, dizem que tem que aguardar, que tem prioridades, que deu enchente, que deu inundação, que deu não sei o quê.
A reportagem questionou a CEEE Equatorial sobre o caso e aguarda resposta.