A Trensurb registrou 28 ocorrências de furtos e tentativas de furtos de cabos de sinalização e de energia de tração, além de equipamentos de estações, entre os meses de junho e julho. Destas, 20 foram em Porto Alegre, no trecho em que a operação está atualmente suspensa.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (2), a empresa afirmou que, caso esse volume persista, a retomada da operação dos trens até Porto Alegre será prejudicada. A Trensurb planeja retomar as viagens até a estação Farrapos até o dia 20 de setembro.
"É lamentável que estejamos vivenciando essas graves ocorrências de furtos, principalmente em trechos que precisam ser restabelecidos para concretizarmos o retorno da circulação dos trens até Porto Alegre", afirma o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, em nota.
Segundo a Trensurb, foi registrado pela primeira vez na história da empresa o furto de cabos da rede aérea de alimentação de energia de tração dos trens. Isso aconteceu nas madrugadas de 18 e 28 de julho, na Capital. Os equipamentos estavam desenergizados em razão do trabalho em casas de bombas para a retomada das operações em Porto Alegre.
O aumento dos casos em Porto Alegre chamou a atenção da direção da empresa. No início do ano, as ocorrências de furto eram concentradas, sobretudo, em Sapucaia e São Leopoldo.
A Trensurb diz que, para tentar coibir furtos, a segurança metroviária realiza rondas na via e ocupa as estações no trecho mais crítico onde tem ocorrido os delitos, entre as estações Mercado e Aeroporto. A empresa afirma ter frustrado pelo menos oito tentativas de furto e também recuperando cabos furtados em diversas ocasiões.
A empresa também enviou, no último dia 31, um ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado e à Superintendência Regional da Polícia Federal pedindo reforço no policiamento. A Secretaria da Segurança Pública afirma ter recebido o ofício e já o encaminhou à Brigada Militar para providências.
A Trensurb opera, atualmente, de Novo Hamburgo até a estação Mathias Velho, em Canoas. A normalização total, com viagens até a estação Mercado, é prevista para 24 de dezembro.