A prefeitura de Canoas informou nesta sexta-feira (30), que o Parque Eduardo Gomes, que está sendo utilizado como ponto de transbordo para entulhos da enchente, será totalmente limpo até o dia 7 de setembro. Com isso, o Acampamento Farroupilha será realizado entre os dias 13 e 22 de setembro, no parque.
O evento ocorre todos os anos no Parque do Gaúcho, que fica dentro do Eduardo Gomes, no bairro Fátima. Ainda segundo o município, o local foi pouco afetado pela enchente. A expectativa é que 69 entidades tradicionalistas participem do acampamento neste ano.
Cerca de 120 mil metros cúbicos de lixo da enchente foram depositados no estacionamento do parque. O local é o maior depósito provisório de entulho do município.
O processo de limpeza começou no dia 8 de agosto e, inicialmente, a prefeitura havia estimado a conclusão até o dia 15, mas teve de estender este prazo após a suspensão da destinação dos materiais a um aterro em Gravataí. A primeira previsão era que a limpeza ficasse pronta até o fim de agosto. Nesta semana, no entanto, o Executivo local renovou a prorrogação, desta vez para a primeira semana de setembro.