O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio para as vítimas do avião com 57 passageiros e quatro tripulantes que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, nesta sexta-feira (9). Segundo a prefeitura de Valinhos, cidade vizinha, não há sobreviventes. Inicialmente, as informações divulgadas davam conta de 58 passageiros, mas o número foi mais tarde revisado.
O acidente aconteceu em uma área residencial, próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
— Queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo — disse, durante lançamento da primeira de quatro fragatas previstas no programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), executado pela Marinha, nesta tarde, em Itajaí (SC).
A Defesa Civil do Estado informou que enviou uma equipe ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros, sete equipes foram deslocadas para o local. Segundo a VOEPASS Linhas Aéreas, o modelo da aeronave era PS-VPB e o voo era o 2283.