Cerca de 40% dos clientes da CEEE Equatorial afetados pela enchente em maio já receberam as contas de luz referentes ao mês de agosto. Segundo a companhia de energia, a normalização do envio das faturas deve ocorrer até o final deste mês.
Parte da população atingida pela inundação na área de concessão da empresa ainda não recebeu a conta em razão da necessidade de revisão de valores.
Segundo a companhia de energia, 240 mil clientes em todo Estado foram atingidos de alguma maneira pela tragédia. A fatura de agosto considera apenas o consumo registrado entre julho e este mês. Valores que não foram faturados entre maio e julho serão divididos em seis parcelas, a partir de setembro.
A CEEE Equatorial garantiu que não serão cobrados juros, acréscimos ou correção monetária nas faturas emitidas.
Até o momento, 52 mil medidores de energia elétrica foram substituídos na área de concessão da empresa. Apenas casos pontuais ainda não foram restabelecidos. Além da zona norte de Porto Alegre e a região das ilhas, os municípios de Guaíba, Eldorado, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas estão na lista mapeada de áreas onde há maior volume de serviços de trocas dos relógios.
RGE
Procurada pela reportagem, a RGE não informou o número total de clientes que receberam as contas de agosto, mas garantiu que todos serão visitados até o final do mês.
De acordo com a empresa, o pagamento de contas atrasadas até o dia 20 de agosto de 2024 não irá gerar multas e juros, possibilitando que sejam quitadas no período, mesmo em atraso.
Ao todo, conforme a companhia de energia, 72 mil relógios foram trocados em residências afetadas na área de concessão.
O que diz a RGE
A RGE informa que durante a calamidade, nossas equipes de campo enfrentaram dificuldades, em determinadas regiões, de acesso para a leitura do consumo e também de entrega de contas em papel. Esses casos estão sendo tratados sem que haja prejuízo ao cliente e dentro da Resolução 1092 criada pela ANEEL para essa situação excepcional vivida pelo Estado.
A empresa suspendeu a cobrança de faturamento de maio para todas as unidades consumidoras que tiveram o acesso comprometido a realização da leitura. Além de suspender os cortes por inadimplência para os clientes de municípios afetados pela calamidade.
A RGE orienta que os clientes com problemas no recebimento da conta solicitem sua segunda via pelos seguintes canais oficiais e seguros de atendimento: App CPFL Energia (disponível para Android e iOS), site: www.rge-rs.com.br, WhatsApp: (51) 9 9955.0002 ou Call Center: 0800 970 0900. Nessa consulta, o cliente poderá visualizar contas em aberto e inclusive conhecer as opções de parcelamento de débitos disponíveis.
O pagamento de contas atrasadas até o dia 20 de agosto de 2024 não irá gerar encargos como multa e juros, possibilitando que as contas sejam quitadas nesse período mesmo em atraso.
Em relação ao recebimento das faturas, a empresa ressalta que o processo de leitura e faturamento da RGE é feito por lotes divididos no decorrer do mês. Até o final de agosto todos os clientes serão visitados. A Distribuidora alerta ainda que os clientes facilitem o acesso da empresa aos medidores no dia da leitura (data que está presente na conta).
Por fim, a empresa informa que os clientes podem receber suas contas de energia por e-mail. Para isso, basta cadastrar o endereço eletrônico pelos canais de atendimento da RGE.