O segundo episódio da oitava temporada do Tua Voz, Santa Maria, teve como entrevistado Marcos Benedetti, fundador da Mowa Arquitectura. Uruguaio, veio para o Brasil durante a faculdade, sob sugestão do pai, que percebeu o desenvolvimento do país.
Marcos conta que a arquitetura veio da família. O pai era desenhista e a mãe, professora. O irmão, também arquiteto, também trabalha na Mowa. Marcos chegou a ser professor em faculdades da cidade antes de começar seu empreendimento.
Durante a conversa, ele falou sobre as diferenças e semelhanças entre os dois países. Nascido em Artigas, na fronteira com Quaraí - onde o Portunhol é bastante difundido -, a língua nunca chegou a ser um problema para ele. Ainda, para a graduação, chegou a morar em Salto – na fronteira com a Argentina. Veio para o Brasil para concluir a faculdade, por conta de uma greve. Estudou e, posteriormente, deu aula na Ulbra Santa Maria.
Por aqui, pode-se dizer que fez casa. A criação da Mowa se deu aos poucos, com objetivo de manter-se em movimento para as novidades do setor, adaptando as ideias dos clientes às possibilidades. Marcos tem também unidades fora da cidade, mas afirma que pretende permanecer no coração do Rio Grande.
Participou também da entrevista o repórter da Rádio Gaúcha Santa Maria Mateus Rossato.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" chega a sua oitava temporada. Agora são 84 episódios, em que o foco é conversar com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria permeia, sempre, os nossos debates. O podcast tem como propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falar sobre assuntos relacionados a cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletem sobre as crenças e perspectivas para o município, discutem as principais dificuldades e soluções ou debatem pautas factuais que estejam preponderando no município.