Ainda no início do processo de reconstrução após a enchente de maio que devastou o Estado, as rodovias do Rio Grande do Sul deverão ser totalmente reabilitadas em um prazo de até dois anos.
A projeção foi feita nesta quarta-feira (31) durante o tradicional evento Tá na Mesa, na sede da Federasul, pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, e seguida pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
— A gente estima que um prazo para reabilitar as rodovias, não obras específicas, mas de maneira geral, vai ter umas antes, umas depois, a gente estima que em dois anos a gente consegue ter as rodovias reabilitadas — afirmou Hiratan Pinheiro da Silva no evento desta quarta-feira.
— Vão ficar bloqueadas? Não, não vão ficar bloqueadas, vão estar em obra, o trânsito vai estar fluindo, vai estar com pare e siga — acrescentou em seguida.
Conforme levantamento do governo estadual, 13,7 mil quilômetros de rodovias no Rio Grande do Sul, entre estaduais e federais, foram afetados pela enchente que atingiu o Estado em maio.
— Até o ano que vem, ou seja, nesse prazo de um ano e meio, muitas das nossas (rodovias) estarão concluídas, mas certamente a grande maioria em fase de conclusão, como é o caso do governo federal — destacou posteriormente o secretário Juvir Costella.
— Uma ponte que nós estamos contratando leva em média de 12 a 14 meses para ficar pronta, então se nós formos contratar em setembro, ela vai terminar, se tudo der certo e o tempo ajudar, e a gente prevê que isso aconteça, estaria pronta em setembro, outubro, novembro do ano que vem, no mínimo — reforçou o secretário.
De acordo com a secretaria estadual de Logística e Transportes, o governo estadual investiu até agora cerca de R$ 117 milhões para desbloquear e restabelecer rodovias no Rio Grande do Sul desde a enchente. Já o governo federal aportou, desde o início da enchente, aproximadamente R$ 100 milhões para restaurar as estradas federais no Estado, informou o superintendente do Dnit.
O Painel da Reconstrução, desenvolvido pelo Grupo RBS, monitora as ações realizadas pelos governos federal e estadual para acelerar a recuperação econômica do Estado. O acompanhamento inclui investimentos para a restauração de estradas e pontes, além de áreas como habitação, educação, saúde e trabalho, entre outras.
Para a recuperação completa das rodovias e pontes estaduais, o governo do Estado projeta um gasto total entre R$ 3 bilhões e R$ 9,9 bilhões, conforme plano desenvolvido e apresentado pelo Executivo gaúcho no início de junho. Este plano elenca 30 trechos prioritários a serem restabelecidos nas estradas gaúchas, que segundo o secretário Costella projeta, devem todos ter suas obras iniciadas até setembro.
Já o governo federal projeta investimento de pelo menos R$ 1,2 bilhão na recuperação e restauração de rodovias federais no Rio Grande do Sul. O valor foi estabelecido pela Medida Provisória nº 1.218/24, publicada pelo governo federal em 11 de maio passado.