Ainda mais conectada com um consumo de notícias diversificado e instantâneo, GZH chega em nova versão, de olho no futuro do jornalismo, com protagonismo de conteúdos de notícias e esportes em vídeo, ao vivo e multiplataforma. Ganham ainda mais visibilidade em ambiente digital as marcas Zero Hora e Gaúcha, produtoras desses conteúdos, bem como Pioneiro e GZH Passo Fundo.
As novidades foram pensadas com base em pesquisas feitas junto aos usuários e alinhadas com o que está sendo feito de melhor no jornalismo digital internacional. O uso de inteligência artificial em GZH, por exemplo, vem sendo testado sempre no sentido de facilitar o trabalho dos jornalistas, para que tenham mais elementos e tempo para análise e interpretação das informações.
— Nosso negócio digital tem crescido de forma significativa, e iniciamos este ano um ciclo de investimentos para acelerar ainda mais esse processo e criar um amplo ecossistema. O novo GZH é fruto dessa visão, assim como os vários produtos nativos em streaming que estamos lançando e outras iniciativas que vêm pela frente. Estaremos cada vez mais conectados com nossos públicos e gerando oportunidades para as marcas no digital — ressalta Marcelo Leite, diretor-executivo de Digital e Transformação da RBS.
Informação e serviço em momentos importantes
Em maio, a cobertura das enchentes mostrou a importância de GZH como um canal fundamental de informação sobre o Rio Grande do Sul no digital. Foram mais de 14 milhões de usuários no mês, um acréscimo de 55% em relação ao mês anterior. O canal de GZH no YouTube, que transmitiu com som e imagem 288 horas de programação ininterrupta da Gaúcha cobrindo a enchente de 3 a 19 de maio, teve 143 mil novos inscritos no último mês, que acessaram a cobertura em vídeo.
Nas cores do Rio Grande
Durante o principal período da reconstrução do Rio Grande do Sul, a marca GZH será apresentada nas cores da bandeira gaúcha. Uma forma de homenagear a resiliência de nosso povo e demonstrar apoio à retomada do Estado.
Caminhos da mudança: três conceitos principais norteiam o que pode ser acessado hoje em GZH
Ao vivo, em tempo real
O Brasil é hoje o segundo maior consumidor de streaming do mundo, segundo a agência de RP e marketing digital Sherlock Communications. GZH segue a tendência, adotando transmissão de programação ao vivo da Gaúcha, em áudio e vídeo. As coberturas mais importantes do dia ficam ainda mais acessíveis e as últimas notícias do site ganham destaque na capa. Os fatos em desenvolvimento são acompanhados em matérias de tempo real, com atualização imediata.
No formato que o leitor precisa
Uma notícia em GZH pode ser acessada em texto, vídeo, áudio ou gráficos, com distribuição em app e site, por meio de notificações, em redes sociais, newsletters ou pelo WhatsApp. O usuário é quem define qual é a melhor forma de se informar em cada momento.
Programação em vídeo
O que não falta em GZH é conteúdo em vídeo, uma grande tendência do ambiente de notícias digital. Além da programação ao vivo da Gaúcha, vídeos curtos com comunicadores da rádio são divulgados ao longo do dia, em GZH ou nas redes sociais, bem como com recortes dos principais programas.
Novos programas
A programação em vídeo contará com produtos novos e pensados especialmente para o digital. São edições de Jornalismo e Esportes, com transmissão ao vivo no canal do YouTube de GZH e também pelo site e pelo aplicativo.
Conversas Cruzadas
- Estreia na segunda-feira (24)
- Também pode ser acompanhado a qualquer momento, depois da divulgação, no YouTube de GZH
- De segunda a sexta-feira, às 17h30min
- Apresentação de Léo Saballa Jr.
Tradicional programa de debates na TV, o Conversas Cruzadas está de volta em formato renovado, mais dinâmico e totalmente digital, trazendo os assuntos que mais impactam a vida do público. Será um espaço importante para discutir também a reconstrução do RS. A audiência poderá participar durante a transmissão e opinar sobre a escolha dos assuntos - da mesma forma, o monitoramento das discussões na internet servirá como bússola para definir a pauta.
Bate-Bola
- Transmissão também pela Gaúcha, com estreia prevista para domingo (23)
- Aos domingos, das 22h à 0h
- Alice Bastos Neves e Luciano Périco recebem os comentaristas Pedro Ernesto Denardin, Maurício Saraiva, Diogo Olivier, Leonardo Oliveira, Adroaldo Guerra Filho e os identificados César Cidade Dias e Vagner Martins
O público ganha um debate esportivo nas noites de domingo. O retorno do Bate-Bola aguça a memória afetiva dos gaúchos e chega com uma roupagem digital, valorizando a interatividade com o público em tempo real.
Segue o fio
- Estreia na quarta-feira (26)
- De segunda a sexta, das 10h às 11h
- Apresentação de Kelly Costa e com os comentaristas identificados César Cidade Dias e Vagner Martins e o jornalista Cristiano Munari
As manhãs começam com muita informação, opinião e com humor com o Segue o Fio. Com uma timeline de assuntos pré-definidos a partir do olhar da dupla Gre-Nal, o programa tem tempo para os debates de cada um dos temas.
Sem filtro
- Transmissão também pela Gaúcha por meio do app e do site de GZH, com estreia na segunda-feira (24)
- De segunda a sexta-feira, das 19h às 20h
- Apresentação do jornalista Marco Aurélio Souza, opiniões de Diogo Olivier e visão dos gremistas e dos colorados pelas presenças de Queki e Vini Moura
O começo da noite chega com o Sem Filtro, um programa focado em informação, análise, clubismo e uma pitada de boleiragem. Com quadros como "Só acredito porque tem imagem" e convidados do mundo futebolístico e musical.