O Rio Grande do Sul vive um momento em que se volta para a sua reconstrução. Em um cenário de mobilização pelo futuro, o Grupo RBS, movido pelo jornalismo de qualidade e pelo propósito de inovação, lança uma nova versão de GZH, com mais presença de Zero Hora e Gaúcha em seu ambiente digital e valorização de programação ao vivo e em imagens.
Esses produtos seriam lançados em 4 de maio, em razão dos 60 anos de Zero Hora. Naquele mês, o Estado viveu a maior tragédia climática de sua história. Nesse contexto, ficou nítido mais uma vez o papel do jornalismo profissional e de credibilidade em momentos assim.
A conexão com o público, aliada a tendências mundiais de jornalismo digital e a pesquisas feitas junto a usuários e leitores, guiou as mudanças que você vê agora em GZH, Zero Hora e Gaúcha. Um dos norteadores do processo foi o público, entre assinantes e não assinantes, que foi ouvido ao longo do processo, por meio de questionários e grupos focais, com o objetivo de apontar caminhos e possibilidades para que Zero Hora, Gaúcha e GZH sigam inovando e ampliando a sua conexão com os gaúchos.
Consultoria internacional para reformulação
Para a reformulação no design de jornal impresso, site e app, a consultoria espanhola TRIC, especializada em transformação digital, foi contratada. Zero Hora ganhou uma nova identidade visual, e o nome agora passa a ser sempre escrito por extenso, com discretas intervenções nas iniciais _ uma pequena redução da haste superior em "Z" e um deslocamento na haste central de "H".
Para o novo desenho de GZH, também houve uma preocupação em melhorar a usabilidade (facilidade em utilizar um aplicativo ou site). Além de repensar a capa, as matérias também apresentam uma possibilidade de leitura melhor, com remissões mais organizadas.
Neste caderno especial, você poderá conferir quais são as principais novidades. Na página 3, contamos sobre a entrada de novos colunistas e lembramos daqueles que ganham reforço em ambiente digital. A edição impressa de Zero Hora é apresentada nas páginas 4 e 5, com detalhes sobre novos espaços.
Já entre as páginas 6 e 8, você verá detalhadamente como GZH se reformulou para oferecer mais conteúdo ao vivo e multiplataforma e encontrará um guia de como navegar nesse ambiente digital em que Zero Hora e Gaúcha ganharam mais relevância.
O que dizem sobre as novidades
Nelson Sirotsky – Publisher e membro do Conselho da RBS
A RBS construiu sua história fundamentada em solidos valores, na qualidade do seu jornalismo e na busca permanente da inovação. Neste momento tão desafiante para todos nós, continuamos acreditando fortemente no mercado gaúcho e nossa capacidade de mobilização e realização. Estamos fortalecendo as marcas GZH, Zero Hora e Gaúcha, apostando na força do digital e na convergência dos meios em um trabalho contínuo de renovação e de conexão com os nossos públicos. Seguiremos cumprindo com nosso propósito de conectar os gaúchos por meio da comunicação, contribuindo para uma vida melhor para todos e para que o nosso Rio Grande seja sempre grande.
Claudio Toigo – CEO do Grupo RBS
Este movimento é a materialização de nossa crença na relevância do jornalismo, especialmente neste momento de superação para o Rio Grande do Sul. Apostando na renovação e perpetuidade de três marcas de referência para os gaúchos, também reafirmamos a sustentabilidade da atividade jornalística profissional e seu papel essencial para a sociedade, amparado no compromisso com a verdade e a pluralidade de vozes. Com olhar voltado ao futuro, queremos seguir avançando junto com nosso Estado, atentos às tendências em comunicação e buscando a evolução constante para oferecer a melhor experiência para nossos públicos.
Marta Gleich – Diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS
GZH, Zero Hora e Gaúcha são marcas que acompanham os leitores, ouvintes e usuários. Com as mudanças, esperamos atender de uma forma ainda melhor ao público. GZH se torna maior, coma força das marcas Zero Hora e Gaúcha muito bem posicionadas no conteúdo, e com o lançamento de novos produtos digitais. E Zero Hora ganha um novo visual no produto impresso.
Caroline Torma – Diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS
Em momentos de crise, grandes marcas revelam ao público o compromisso com seu propósito. Nas últimas semanas, a RBS vem fazendo esse exercício em todas as dimensões, editorial, institucional e de comunicação, reiterando nossa crença na força do jornalismo para contribuir na retomada do Estado. É nesse contexto que renovamos alguns de nossos principais produtos, buscando estar ainda mais próximos do público, onde estiver, hoje e sempre.