O novo projeto de Zero Hora busca respeita o tempo do leitor preservando suas principais características e a aposta no jornalismo. Ao completar 60 anos, o jornal tem uma conexão ainda mais forte com o ambiente digital. O leitor encontrará um QR code nas páginas, quando conteúdos da internet ajudam a complementar a compreensão de um tema. As características visuais também ajudam a identificar o conteúdo. Confira como ficou o novo projeto gráfico:
No fim de semana, a tradição dos cadernos é mantida com um novo título e um visual contemporâneo.
Entre a capa e a contracapa, Zero Hora começa pelo noticiário geral e os colunistas, seguida de uma seção Pra cima Rio Grande, Opinião e Esportes. A edição semanal será encerrada pelo Almanaque, a previsão do tempo, a coluna do Carpinejar e a charge do dia.
A edição segue com os cadernos, o ZH2, com comportamento, cultura, diversão e roteiros; o Vida, com saúde, qualidade de vida, colunistas, e 60Mais; Destemperados, com receitas, experiências e dicas à mesa e Donna, sobre o universo feminino em destaque.
O movimento Pra Cima, RS!, puxado pelo Grupo RBS pela reconstrução do Estado após a enchente de maio, terá cadeira cativa no primeiro caderno das edições de fim de semana, com reportagens especiais sobre obras, projetos, mobilizações, bons exemplos, negociações, cobranças de promessas e tudo que diz respeito ao maior desafio já vivido pelos gaúchos.
De segunda a sexta-feira, a Zero Hora terá um caderno único, alinhado ao tempo do leitor, com conteúdos em blocos e mais curadoria. A sequência é semelhante, com noticiário geral e colunistas abrindo a edição, seguida da seção de Opinião, Esportes, ZH2 e Passatempo, Almanaque, Tempo Carpinejar e charge para fechar. Ou seja, durante a semana, os conteúdos de cultura e comportamento são um bloco no caderno único de Zero Hora. No fim de semana, eles crescem e formam o caderno ZH2, que amplia o noticiário dos dois assuntos, destaca a coluna 360, de Juliana Bublitz, traz a coluna sobre filmes e séries Para ver, assinada por Ticiano Osório, e mostra o que há para se fazer no sábado e no domingo dentro e fora de casa.
A força dos colunistas
O time de colunistas continuará sendo uma das fortalezas de Zero Hora. Informação confiável, em primeira mão, análise, opinião e contextualização dos fatos ganham mais destaque e novos reforços. Veja algumas novidades:
Juliana Bublitz passa a assinar a coluna 360 GRAUS, com conteúdos de cultura e comportamento, todos os dias em ZH2. Rodrigo Lopes é o novo titular do Informe Especial, na página 2. Andressa Xavier, apresentadora do Atualidade, na Rádio Gaúcha, escreve nos finais de semana na seção de opinião. De segunda a sexta, no novo espaço Direto da Redação, leia textos de Kelly Matos, Léo Saballa Jr., Antônio Carlos Macedo, Tulio Milman e Paulo Germano. Jocimar Farina, especialista em obra e infraestrutura, será presença frequente nas páginas de Zero Hora.