Pelo menos 1,2 mil pessoas seguem fora de suas casas em três municípios banhados pelo Caí, rio que, nos últimos dias, tem apresentado tendência de queda.
Em Montenegro, conforme informação da prefeitura na madrugada desta sexta-feira (21), o Rio Caí segue em torno de 6m64cm, o que significa que está acima da cota de inundação na cidade, que é de 6m. A redução mais lenta da água impede que moradores retornem para casa. São pelo menos 100 desabrigados e 600 desalojados, de acordo com o Executivo municipal.
Já em São Sebastião, 481 moradores estão em alojamentos da prefeitura, conforme levantamento desta quinta (20). A medição mais recente do nível do rio no município, até a publicação desta reportagem, aponta para 10m44cm à meia-noite desta sexta. O número representa uma queda de oito centímetros em relação à medição anterior e indica também que o nível saiu da cota de inundação (demarcada a partir de 10m50cm) e entrou na de alerta (de 7m a 10m50cm).
Em Nova Santa Rita, por sua vez, 88 pessoas estão acolhidas. A Defesa Civil pontuou, na tarde desta quinta, que o nível do Caí estava em 5m35cm — 15 centímetros acima da cota de inundação, mas também 15 centímetros abaixo da medição registrada pela manhã. A cidade também é banhada pelo Rio dos Sinos, que, durante a manhã, estava em 4m70cm — a cota de inundação é de 4m no município.