Após apresentar queda pela manhã, o Rio Caí voltou a subir durante a tarde desta quarta-feira (19) em São Sebastião do Caí. Conforme a última medição, realizada às 20h, o nível ultrapassou a cota de inundação e está em 10m68cm. Os bairros mais atingidos são Navegantes, Quilombo, Vila Rica e Rio Branco. Cerca de 500 pessoas seguem em seis abrigos da prefeitura.
Já em Montenegro, também no Vale do Caí, o rio está baixando, porém segue 68 centímetros acima da cota de inundação, que é de 6 metros. Os bairros Industrial, Municipal, Olaria e Ferroviário seguem com pontos de inundação.
Mil e duzentas pessoas estão em residências de amigos e familiares. Cerca de 200 estão em três abrigos da cidade. Mesmo com o nível diminuindo, a prefeitura orienta que as pessoas aguardem para retornar às suas casas ao menos até que a medição esteja abaixo da cota de transbordamento.
Em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, o nível do Rio Caí também subiu e chegou a 6m5cm. O Rio dos Sinos, que também cruza a cidade, chegou aos 5m, mas se manteve estável nas últimas horas. As cotas de inundação no município são 5m no Rio Caí e 4m no Sinos.
O número de pessoas abrigadas no Centro Humanitário de Acolhimento da cidade aumentou para 91.