Neste momento de retomada no Rio Grande do Sul, o Grupo RBS reafirma seu compromisso com os gaúchos e a reconstrução do Estado com o lançamento do movimento "Pra cima, Rio Grande" nesta segunda-feira (10).
Buscando estimular a coalizão de forças entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada, a bandeira institucional vai nortear a cobertura editorial e uma robusta frente de ações para debater soluções, dar visibilidade a bons exemplos que podem ser replicados e valorizar cada avanço.
— O Grupo RBS assume o seu protagonismo na reconstrução, propondo-se a continuar informando com seriedade, opinando com responsabilidade, inovando com criatividade e dando voz para todos que quiserem contribuir de alguma forma para que o Estado supere logo o maior desafio de sua história — afirma Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS.
Na frente editorial, a mobilização "Pra cima, Rio Grande" será desdobrada na pauta diária de todos os veículos da RBS, contando com um time multiplataforma dedicado à cobertura da reconstrução. As equipes de reportagem vão fiscalizar o cumprimento das promessas feitas pelo poder público a partir de uma ferramenta para acompanhar a aplicação das verbas e o andamento de obras e projetos para a recuperação do Estado.
Com a tradição e a credibilidade de marcas de referência no jornalismo, os conteúdos serão identificados visual e sonoramente com a bandeira institucional, contemplando reportagens aprofundadas, notícias e entrevistas, além da análise e da opinião dos comunicadores reconhecidos pelo público.
Para amplificar diferentes vozes na busca por soluções para a reconstrução dos setores mais impactados, como turismo, indústria, comércio, infraestrutura, ambiente e agronegócio, serão realizadas ouvidorias e uma série de debates, com transmissão online, desdobradas em conteúdos também para TV, rádio e jornal.
— É tempo de somar esforços pela reconstrução do nosso Estado. Este movimento materializa a crença da RBS na força do jornalismo profissional, com pluralidade e credibilidade, para mobilizar os gaúchos, focando naquilo que nos une, um Rio Grande do Sul melhor para todos — destaca Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS.
Com atuação 360, a mobilização "Pra cima, Rio Grande" também terá uma frente publicitária, com foco na força do gaúcho e na capacidade de recuperação do Estado. O filme de lançamento (que pode ser conferido no início deste texto) combina texto-manifesto com paisagens emblemáticas e imagens que remetem à economia e à cultura do Rio Grande do Sul, ao som da música O Amanhã Colorido, sucesso da banda Cidadão Quem, que traz já no título uma mensagem de otimismo, convidando a seguir em frente.
O movimento também inclui doação de mídia para iniciativas focadas na reconstrução do Estado e valorização de cases positivos de empresas gaúchas.
— Mesmo nos momentos mais difíceis da crise, a identidade do gaúcho se fez presente. A luta, a coragem para enfrentar os desafios, a resiliência, o trabalho, a preocupação com a família. E, mais do que tudo, o orgulho, que nunca esmoreceu. Com o "Pra Cima, Rio Grande" queremos refletir tudo isso, com muita positividade, estimulando a união e trabalhando junto por dias melhores, com a certeza de que nosso Estado será ainda melhor daqui para frente — reforça a diretora-executiva de Marketing da RBS, Caroline Torma.