Sobre as moradias para os afetados pela enchente no Estado, Paulo Pimenta, ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, afirma que cada cidade vai passar por uma solução diferente. Ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, Pimenta disse nesta segunda-feira (10) que a expectativa do governo federal é adquirir 2 mil imóveis na Região Metropolitana ao longo da semana.
— Nós vamos também ter mecanismos mais ágeis, que, na minha opinião, terão reflexo imediato na Região Metropolitana. Na semana passada, a Caixa Econômica Federal começou a cadastrar imóveis de construtoras que se enquadram na faixa 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida. E, no último sábado, publicamos uma instrução normativa na Caixa que permite também que imóveis usados possam ser ofertados. Nossa expectativa é que já nos próximos dias a gente possa adquirir os primeiros dois mil imóveis — explica.
O ministro afirmou que em outras regiões, como no Vale do Taquari, é preciso mover bairros de lugar e em algumas cidades com menos habitantes, há menor oferta de imóveis disponíveis para compra. Uma das medidas tomadas pelo governo foi bloquear todos os imóveis desocupados que iriam a leilão no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, para uma futura compra.
— Nós também fizemos um levantamento com as construtoras para ver imóveis que estão em execução e que ficarão prontos no próximo período, que se enquadram na Minha Casa Minha Vida, faixas 1 e 2. Encontramos 14 mil imóveis que estão sendo construídos, imóveis que vão ficar prontos em junho, em julho, em agosto e o nosso objetivo é adquirir esses 14 mil imóveis, além dessas situações que envolvem a implantação de novos bairros — disse.
Lançada no final de semana, a campanha "Pra Cima, Rio Grande", do Grupo RBS, foi elogiada pelo ministro:
— Em primeiro lugar, eu quero cumprimentar o Grupo RBS por estar tomando essa iniciativa de criar mais um movimento, um esforço, uma mobilização que tem por objetivo elevar a autoestima do nosso Estado, ao mesmo tempo, criar uma ferramenta de transparência (painel da reconstrução) que permita que as pessoas possam acompanhar a liberação dos recursos, a agilização, o prazo, para que os recursos efetivamente cheguem.
Pimenta falou à Rádio Gaúcha enquanto o governador Eduardo Leite também estava dando entrevista e aproveitou para cumprimentar o tucano, além dos prefeitos das cidades gaúchas atendidas:
— Nós mobilizamos praticamente todos os ministérios e a nossa relação com o governador, com todas as equipes do governo do Estado, é uma relação de absoluta sintonia. Eu desconheço qualquer episódio, qualquer fato, que não seja marcado pela harmonia e por esse espírito de colaboração — afirmou Pimenta, após pergunta feita por Leite.