O sistema de alertas de desastres climáticos conhecido como cell broadcast está tecnicamente pronto para operar, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia, em operação em outros países, possibilita o envio de avisos para vários usuários em uma área definida ao mesmo tempo.
Diferente do SMS, esse novo sistema não depende de cadastro e as mensagens aparecem na tela. Também é possível configurar para o celular emitir sinal sonoro, mesmo no silencioso.
— Todos os celulares que estiverem naquela localização, naquela antena, recebem isso e dispara um alarme chamando atenção. A Defesa Civil opera isso — disse o governador Eduardo Leite em entrevista ao Gaúcha Atualidade na manhã desta segunda-feira (10), ao apontar que essa seria uma medida em curtíssimo prazo.
Ao ser questionada sobre a previsão para iniciar a operação, a Anatel afirmou que o uso é de responsabilidade das defesas civis, mas que isso depende de treinamento para uso adequado.
"Embora seja uma ferramenta de alto valor para prevenção, tem risco de ser usada indevidamente. Caso usada de forma indevida, como por exemplo, com conteúdos de desinformação, ou políticos, ou mesmo para situações climáticas não severas, representariam o descrédito de uma nova tecnologia que vem para uma missão especial de salvar vidas" cita trecho da nota da Anatel.
O treinamento está sob responsabilidade do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O planejamento inicial prevê testes em 10 cidades menores, com histórico de emergências, antes de um plano de expansão ser apresentado.