O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, esteve em Santa Maria na manhã desta terça-feira (7) para a reunião de instalação do gabinete de crise na cidade. Segundo ele, será instalada uma central logística de mantimentos a serem distribuídos entre os municípios da região central atingidos pela chuva. A sede ficará na RS-287, Faixa Nova de Camobi, escolhida como ponto estratégico para a destinação dos recursos, principalmente para a quarta colônia e região.
Antes de chegar ao centro do Estado, o vice-governador esteve em Santa Cruz do Sul, que também será sede de um gabinete de crise do governo. Ele afirmou que, na viagem de helicóptero, conseguiu enxergar pessoas isoladas, estradas submersas e pontes danificadas. Conforme Souza, na região já não há casos de extrema urgência, em que as pessoas precisam ser retiradas imediatamente porque a água está subindo. Mas sim, que ainda há pessoas isoladas que devem ser resgatadas e receber mantimentos. Também existe a necessidade de recuperação das estradas.
Após a reunião, o vice-governador voltou para Porto Alegre, onde participa de outra reunião, com membros do Exército e com o governador Eduardo Leite. Os temas são a situação da Costa Doce e da Região Sul do Estado, principal preocupação do momento, bem como a normalização da situação na Capital e o resgate de pessoas em casos de extrema urgência.