O presidente Lula, em coletiva de anúncio sobre medidas relacionadas as enchentes no Rio Grande do Sul, falou sobre o cavalo caramelo, que estava em telhado de uma casa em Canoas e foi resgatado na manhã desta quinta-feira (9).
— O que vocês perceberam é que nessa desgraça todas que temos falado nos últimos dias, ontem fui dormir inquieto com a imagem do cavalo em cima de um telhado. Fico imaginando o que o cavalo, que estava sozinho em cima do telhado, estaria pensando. Não sei como a telha não quebrou. Hoje fiquei sabendo que conseguiram tirar o cavalo. Espero que ninguém monte nesse cavalo por um bom tempo, porque ele merece um bom descanso — disse.
Foram necessários pelo menos cinco barcos para resgatar o cavalo que estava ilhado. O animal estava debilitado, mas a equipe levou materiais e conseguiu socorrê-lo. Ele precisou ser sedado e colocado deitado em um dos botes para a conclusão do resgate. Veterinários do Exército acompanharam a operação e o levaram para um local seguro.
Durante a cerimônia de anúncio, enquanto outra pessoa falava ao microfone e Lula estava sentado, Janja foi até ele e contou que o cavalo havia sido resgatado. Veja o momento:
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, ao lado de Lula, R$ 50,9 bilhões em investimentos do governo federal para o Rio Grande do Sul. Entre as ações, estão antecipação do cronograma de pagamento do abono salarial 2024, liberação de duas parcelas adicionais do seguro-desemprego, prioridade no pagamento da restituição do IR, antecipação os pagamentos do mês de maio e prorrogação de vencimentos de tributos federais como Simples Nacional.
O impacto primário desta ação é de R$ 7,6 bilhões. O foco é nos trabalhadores assalariados, beneficiários de programas sociais, empresas e produtores rurais.