A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema) diminuiu o nível de risco de rompimento da Barragem Santa Lúcia, localizada no município de Putinga, no Vale do Taquari.
Segundo comunicado divulgado pela pasta, a barragem manteve o nível de água baixo mesmo com a chuva dos últimos dias, proporcionando a alteração do nível de risco, passando a classificação de “emergência” para “alerta”.
Ainda conforme a Sema, os responsáveis pela administração da barragem estão realizando as intervenções recomendadas pelo governo do Estado e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para o prefeito de Putinga, Paulo Lima, a mudança de classificação traz um pouco de alívio aos moradores, mas ele reforça que a prefeitura permanece atenta a possíveis problemas.
— A barragem já baixou bastante o nível, cerca de dois metros nas últimas horas. Acreditamos que estamos fora de risco no momento, mas ainda estamos com uma série de providências em relação a isso. O volume de água que pode surgir da barragem não oferece risco à população — explica.
A cidade, com cerca de 3,8 mil habitantes, tinha no começo da tarde desta segunda-feira (13) aproximadamente 1,4 mil moradores fora de casa. Uma morte foi registrada em Putinga em razão de um deslizamento de terra.
O munícipio necessita de doações de cestas básicas, produtos de limpeza e higiene. De acordo com a prefeitura, diversos itens doados para a cidade estão sendo divididos com o município de Relvado.