Na cidade de Eldorado do Sul, moradores começam a voltar para suas casas neste domingo (19). Segundo o prefeito Ernani Gonçalves, cerca de 40% da área do município tem condições de ser retomada. A maior parte, no entanto, segue afetada pelo alagamento e não há como determinar uma quantidade de desabrigados porque há pessoas acolhidas em mais de 10 municípios.
— A água está baixando. Aos poucos, mas está. Essa é a boa notícia. Então, estamos ajudando quem pode voltar com produtos de limpeza, higiene e alimentação. Eu mesmo pretendo voltar para minha casa amanhã — diz o prefeito, que teve a própria residência atingida pela água.
Para as famílias que não têm condições de retomar a prefeitura diz executar ações de qualificação dos abrigos e de aumento de capacidade. A estrutura de uma escola desativada em Guaíba foi cedida a Eldorado do Sul.
— Estamos arrumando tudo, levando coisas para lá, para montar esse espaço para quem ainda não pode voltar. É um trabalho de balanço e logística para reorganizar a cidade — afirma Gonçalves.