O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se manifestou na manhã deste sábado (4) a respeito da tragédia climática que atinge o Estado. Ele chamou a atenção para a subida do Rio Jacuí, que pode piorar a situação de municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, casos de Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba.
— Bairros inteiros podem submergir. O Rio Jacuí está descendo. É água em grande volume, que vem por cima de Eldorado do Sul e Guaíba. Com correntezas e com força. E vai em direção a Canoas. Embora exista dique de contenção, ele foi incapaz de segurar. É uma área muita atingida (bairro Mathias Velho) — destacou Leite.
Os municípios de Eldorado do Sul e Guaíba já estão praticamente alagados. Em Canoas, os locais que demandam maior atenção no momento são os bairros Cinco Colônias, Fátima, Harmonia, Mato Grande, Mathias Velho, Niterói, Rio Branco e São Luís.
— Estamos com esforços de resgate concentrados nessas regiões. Canoas e região das ilhas. Muitas pessoas precisam ser resgatadas. Barcos, lanchas, jet-skis e aeronaves. Estamos retirando pacientes do Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Foi atingido pela água. A energia colapsou. Estamos retirando pacientes. É muito dramático — afirmou o governador.
O complexo da Ulbra se tornou ponto de referência para pessoas desabrigadas. Há mais de mil pessoas abrigadas no campus, segundo a assessoria de comunicação da instituição.
— Vou pegar o detalhamento do comportamento hidrodinâmico dos rios para podermos antecipar e emitirmos alertar. Vinte e duas aeronaves atuam neste momento, todo Exército, das Forças de Segurança do Estado e dos outros. Estamos firmes com todo o esforço para atender as comunidades. É muita água que está vindo. Busquem ficar em segurança. É algo histórico. Um momento triste e dramático — pontuou Eduardo Leite.
Atenção na Costa Doce
Para os próximos dias, Eduardo Leite mostrou preocupação com os municípios da Costa Doce, nos arredores da Lagoa dos Patos:
— Alertamos os prefeitos. Muitos municípios têm bairros às margens da Lagoa dos Patos. Já estamos vendo a elevação dela. Toda atenção para isso que vai acontecer nos próximos dias. As pessoas precisam estar preparadas. A água que temos no Guaíba vai escoar. Vamos ter cheias na região da Costa Doce. Vai ser um cenário crítico. Busque as autoridades locais.