Pelo menos 418 pessoas em Eldorado do Sul estão em cima dos telhados de casas esperando resgate aéreo, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, neste sábado (4). A prefeitura de Guaíba, cidade vizinha, enviou três ônibus para resgatar cerca de 1,2 mil pessoas, mas um dos veículos acabou tombando antes mesmo de chegar no município.
A BR-290, que liga as duas cidades está completamente tomada pela água e há dificuldade de contato com a população e autoridades de Eldorado do Sul. Segundo o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, foram abertos 14 abrigos para receber a população da cidade vizinha e outros dois para abrigar os guaibenses que também precisaram sair de casa em razão dos alagamentos.
De acordo com Maranata, a cada hora, a água sobe 10 centímetros no bairro Santa Rita. A prefeitura está em busca de uma escavadeira hidráulica para conseguir fazer um desvio na água e diminuir o risco para os moradores do bairro. Além disso, o prefeito informou que estão tentando levar o gerador de uma usina de asfalto a uma estação de tratamento de água, para que o abastecimento comece a ser normalizado no começo da noite deste sábado.
Neste momento, o único acesso por terra em Guaíba é pela direção Sul do Estado, que dá acesso a Camaquã, São Lourenço e Pelotas. Em Eldorado, os bairros mais atingidos foram Cidade Verde, Vila da Paz, Picada, Parque Eldorado, Bom Retiro, Sans Souci, Assentamento Irga, Chácara e Guaíba City.