Circula nas redes sociais vídeo que, segundo legenda, mostraria bombeiros escondendo jet skis, na cidade de Nova Santa Rita (RS), que seriam usados para salvar vidas no estado. "Olha os jet skis zeradinhos. Pode contar, tem oito jet skis. [...] As pessoas morrendo [...] e os jet skis parados, tão indo guardar, esse é o nosso Brasil. Vocês estão escondendo eles", diz homem que aparece nas imagens narrando a cena. É falso.
Por WhatsApp, leitores da agência de checagem Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
"DENUNCIA: BOMBEIROS SÃO FLAGRADOS ESCONDENDO JETSKI NO RIO GRANDE DO SUL", diz legenda de vídeo que circula no WhatsApp.
Diferentemente do que afirma o homem no vídeo viral, os jet skis estavam sendo transferidos para diferentes áreas do Estado, após terem sido empregados em operações de resgate anteriores. Além disso, parte desses veículos seria destinada a substituir jet skis com problemas técnicos.
A resposta é da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM), que afirmou, em nota, que os jet skis que aparecem no vídeo foram utilizados anteriormente em resgates na região do Vale do Taquari e estavam sendo deslocados para ações em outras áreas do Estado. A nota também diz que alguns desse veículos foram acionados também para substituir outros jet skis que apresentaram problemas mecânicos durante os salvamentos na Região Metropolitana.
"O CBM destaca que a prioridade segue sendo o resgate das pessoas e vem trabalhando para contar com toda a sua estrutura à disposição, sempre que possível. Desde o início deste trágico episódio, o Corpo de Bombeiros Militar conta com 113 embarcações trabalhando diuturnamente", reforça a nota.
No vídeo, um dos bombeiros encarregados pelos veículos rebate o homem que filma as imagens, negando que esteja 'escondendo' os jet skis. "Estamos indo salvar vidas, isso é mentira. [...] Vocês estão fazendo propaganda enganosa". Ainda assim, o narrador continua filmando sem explicar o contexto das imagens.
Checagem similar foi produzida por Estadão Verifica.