Áudio que circula nas redes sociais alega que 300 corpos foram encontrados no Bairro Mathias Velho, em Canoas-RS, durante os trabalhos de evacuação que ocorrem neste final de semana, após o Lago Guaíba inundar diversos pontos da cidade. O áudio ainda diz que a projeção é de mais de 2 mil mortos. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
"Eu vi os caras que tavam de barco na Mathias. Tem mais de 300 corpos mortos ali na entrada da Mathias, fora os corpos que eles não têm mais como pegar porque eles estão pegando gente viva. Mas tem mais de 300 corpos e os bombeiros estão calculando mais de 2 mil pessoas mortas", afirma áudio que circula nas redes sociais.
Levantamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 9h de quarta-feira (8), informa que 95 mortes foram registradas em todo o Estado devido às chuvas e enchentes. Em Canoas, o balanço aponta apenas um óbito relacionado ao evento meteorológico. Ou seja, é falso que ocorreram mais de 300 mortes e que são projetados 2 mil óbitos. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas confirma que o áudio é falso.
Um outro áudio que circula nas redes sociais alega que integrantes de uma facção criminosa, armados com fuzis, estão impedindo as pessoas de acessar os barcos de resgate em Canoas e que o local é um “verdadeiro faroeste”. Não há nenhuma notícia sobre o caso nos veículos de comunicação. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas afirma que o áudio também é falso e que busca criar alarde.
No sábado (4), as águas do Lago Guaíba, que inundam municípios da região metropolitana de Porto Alegre, atingiram diversos bairros de Canoas, como Mathias Velho, Rio Branco, Cinco Colônias, Central Park, Fátima e Niterói. Uma grande evacuação foi realizada. A estimativa da Prefeitura é que mais de 15 mil pessoas tenham sido levadas para 55 pontos de acolhimento.