O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e o Conselho Federal de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) uniram-se e anunciaram nesta quarta-feira (8) a implantação de receituários azul e amarelo na plataforma digital do conselho. Em meio às enchentes que assolam o Estado, a autorização da prescrição online facilita a liberação para medicamentos sujeitos a controle especial. A autorização veio depois de uma conversa com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
A ferramenta está disponível para uso dos médicos registrados no Cremers desde às 14h desta quarta-feira (8), no Espaço do Médico, no site cremers.org.br, e, em alguns dias, estará no aplicativo do Conselho de Medicina.
A prescrição digital será fundamentalmente utilizada para auxiliar pessoas que estejam em área isoladas ou com difícil deslocamento. Além disso, o trabalho dos médicos voluntários poderá ser ampliado com o uso da telemedicina aliada à prescrição digital de medicamentos sujeitos à controle especial, sobretudo nas áreas das especialidades médicas. O Ministério da Saúde foi procurado para comentar a decisão, mas não respondeu aos questionamentos de GZH.
O retorno da receita digital, que já havia sido utilizada durante a pandemia de covid-19, foi possível a partir da publicação do Ofício Circular 001/2024, da Divisão de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Estadual da Saúde (SES), na última terça.
O documento trata da distribuição de medicamentos por meio de receita dos tipos A1, A2 e B1, destinadas à prescrição de entorpecentes e psicotrópicos. O documento autoriza a emissão de receitas por meio do sistema oficial de prescrição eletrônica do Cremers.
Prescrição de receituários azul e amarelo de forma online
Quem precisa?
Pacientes que utilizam medicamentos por meio de receita dos tipos A1, A2 e B1, destinadas à prescrição de entorpecentes e psicotrópicos.
A importância da prescrição online?
A prescrição digital será fundamentalmente utilizada para auxiliar pessoas que estejam em área isoladas ou com difícil deslocamento.
Onde o médico encontra?
Disponível para uso dos médicos registrados no Cremers desde às 14h desta quarta-feira (8), no Espaço do Médico, no site cremers.org.br, e, em alguns dias, estará no aplicativo do Conselho de Medicina.