Ambas as concessionárias de energia elétrica que atuam no Rio Grande do Sul desmentiram um áudio que circula nas redes sociais alarmando sobre falta generalizada de luz em Porto Alegre e Região Metropolitana a partir da noite desta quinta-feira (2). Tanto a CEEE Equatorial, que atende a Capital, quanto a RGE, com clientes no interior do Estado, dizem que não haverá desligamento geral de energia elétrica nos municípios.
Em um áudio de WhatsApp, uma pessoa diz que subestações da CPFL Energia situadas em Porto Alegre seriam desligadas por estarem alagadas, o que resultaria em corte de luz em toda a Capital e Região Metropolitana pelos próximos dias. A CPFL é a empresa da qual a RGE faz parte. Contudo, a RGE não fornece energia elétrica para Porto Alegre. A assessoria de imprensa da concessionária informou que as informações do áudio são falsas.
A CEEE Equatorial, por sua vez, emitiu um comunicado explicando que, quando há necessidade de desligar da rede áreas atendidas como forma de prevenir algum dano, é feito um mapeamento junto das prefeituras dos municípios, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Mas a concessionária confirmou que possuiu clientes sem energia elétrica e cujo corte de luz foi feito por prevenção.
De 55 mil clientes da CEEE Equatorial sem energia elétrica, principalmente no sul do Estado, no Litoral Norte e na Região Metropolitana, aproximadamente 7 mil foram desligados da rede por motivos de segurança, já que estão em áreas alagadas pela chuva.
A CEEE Equatorial havia publicado um aviso no Instagram alertando sobre o corte de energia elétrica afetando municípios mais atingidos pela enchente que assola o Rio Grande do Sul. A postagem foi deletada e substituída por um conteúdo detalhado, que esclarece que não haverá corte geral de luz nas cidades, mas que alguns clientes dessas regiões seriam afetados, como os aproximadamente 7 mil que precisaram ser desligados.
Veja nota da CEEE Equatorial
"Informamos que neste momento, 55 mil clientes estão sem energia em nossa área de concessão. As regiões mais atingidas são Sul, Litoral Norte e Metropolitana, nos municípios: São Lourenço do Sul, Rio Grande, Balneário Pinhal, Alvorada, Porto Alegre e Guaíba. Do total de clientes sem energia, aproximadamente 7 mil clientes estão desligados POR SEGURANÇA, devido às áreas alagadas, atendendo às solicitações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
É importante esclarecer que, não haverá desligamento geral da energia elétrica nos municípios. As áreas que precisam ter o desligamento preventivo da rede elétrica para segurança da população, são mapeadas conjuntamente entre os técnicos da CEEE Grupo Equatorial, Corpo de Bombeiros e os órgãos da Prefeituras municipais e Defesa Civil.
A CEEE Equatorial reforça que está trabalhando intensamente, com mobilização de equipes e equipamentos, para restabelecer a energia elétrica para todos os nossos clientes, o mais breve possível. Infelizmente, em eventos dessa magnitude, o acesso a determinados locais fica prejudicado, dificultando o trabalho das nossas equipes.
Reiteramos que, ao se deparar com postes caídos, fios e cabos ao solo, é fundamental manter distância do local e nos contatar, imediatamente, pelo 0800 721 2333. O mesmo número está à disposição da população para solicitar atendimento, bem como os demais canais - WhatsApp/Clara (51) 3382 5500; ou Agência Virtual, no site equatorialenergia.com.br."
Veja nota da CPFL Energia
A CPFL e sua distribuidora gaúcha, a RGE, classificam como inverídicas as informações contidas em um áudio que circula em grupos de aplicativos de mensagens, dizendo que fará o corte do fornecimento de energia de alguns municípios gaúchos. As empresas reforçam para que os clientes que tiverem dúvidas entrem em contato com a distribuidora da seguinte forma:
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.