À medida que as águas baixaram em Venâncio Aires, as más notícias começaram a se espalhar. Entre elas está a confirmação da morte do casal Cleci e Delso Bergenthal, de 72 e 75 anos. Os dois foram encontrados mortos por bombeiros voluntários no interior de sua casa, na manhã deste sábado (4) na localidade de Vila Zecão, próximo à RS 287, principal ligação de Venâncio Aires com a capital gaúcha.
O homem e a mulher estavam no segundo andar da residência antes da água tomar conta de toda a região de Mariante, onde os vilarejos, como a Zecão, pareciam ter se tornado uma afluente do rio.
— Cheguei a ir lá falar com eles antes. Decidiram ficar, porque acharam que a água não subiria até o segundo andar — afirma Paulo Bergenthal, filho do casal.
Mesmo assim, o nível atingiu o topo da residência. Além da idade avançada, Cleci ainda dependia de cadeira de rodas.
Por volta do meio-dia deste sábado, os corpos chegaram carregados em um barco do Corpo de Bombeiros Militar. Paulo, que ainda se mantinha de postura firme, não segurou a emoção e desabou em lágrimas quando precisou confirmar a identidade dos pais.
A semana é de resgates pela enchente em Venâncio Aires. O município tem mais de 500 pessoas desabrigadas pelas chuvaradas que arrasaram o Rio Grande do Sul.
A chuva forte que atinge o Rio Grande do Sul desde o início da semana já provocou a morte de ao menos 57 pessoas, conforme o boletim divulgado às 12h deste sábado (4) pela Defesa Civil estadual.