A primeira bomba flutuante cedida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, deve começar a funcionar neste sábado (18), em Canoas. A expectativa foi dada pelo Secretário de Obras do município, Guido Bamberg.
O equipamento está sendo montado às margens da BR-448, no bairro Rio Branco. Como a região está sem energia elétrica, uma estrutura foi instalada com tendas e geradores. A bomba será colocada dentro do bairro e levará a água para o outro lado do dique, por de baixo da Rodovia do Parque. Isso irá auxiliar também na diminuição da água que inundou a região do bairro Fátima.
Uma outra bomba flutuante também é esperada até a noite deste sábado e deve chegar ao município com auxílio da Força Aérea Brasileira. No total, Canoas receberá oito motobombas. Cada uma capacidade de retirar mil litros d'água por segundo de um lugar para outro.
Além do bairro Rio Branco, equipamentos serão instalados na região do Mathias Velho. Como a água ainda segue muito alta no bairro, é estudado o uso de helicóptero. A estimativa é que dentro de 10 a 15 dias os moradores possam retornar para as suas casas.