Mais três municípios registraram estragos pela chuva do final de semana, totalizando 25 atingidos no Estado. A Defesa Civil divulgou, nesta segunda-feira (29), que em Montenegro, no Vale do Caí, foram registrados cinco destelhamentos, danos na rede elétrica e diversos pontos de alagamento. Em São Leopoldo, no Vale do Sinos, houve 30 destelhamentos, danos na vegetação, queda de dois muros, prejuízos na rede elétrica e alagamentos. Já em Erechim, no Norte, a chuva provocou a queda de um muro sobre um veículo, sem deixar feridos.
O temporal atingiu o Estado no sábado (27). Conforme a Defesa Civil, granizo, chuva e vento forte provocaram estragos no Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos, na Serra, Região Central, Sul e Metropolitana.
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a prefeitura prepara a documentação para decretar situação de emergência nos próximos dias. Segundo um levantamento do município, são quase 250 casas que registraram estragos em telhas e já pediram auxílio. A Defesa Civil chegou a estimar 750 residências com problemas em levantamento inicial.
Com o cadastramento das famílias afetadas que solicitaram telhas, a prefeitura começou uma vistoria dos imóveis para a entrega dos materiais. O cadastro de pessoas que ainda necessitem de telhas continua sendo realizado na sede da Defesa Civil (Centro de Eventos Armando Wink, Parque da Oktoberfest – entrada pela Avenida Independência, portão 7) e na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Rua Coronel Oscar Jost, 1551, andar térreo).
A Secretaria de Desenvolvimento Social manteve também o cadastramento na EMEF Frederico Assmann (Rua Lindolfo Grawunder, 335) e no Ginásio da EMEI Margarida Aurora (Rua Arlindo Kothe, 98 – Margarida), nesta segunda-feira.
O que já foi registrado em cada município, conforme a Defesa Civil
Erechim
Teve queda de um muro sobre um veículo. Não houve nenhum ferido.
Montenegro
Registrados cinco destelhamentos, danos na rede elétrica, diversos pontos de alagamento.
São Leopoldo
Registrada a queda de 14 vegetais, queda de 2 muros, 30 destelhamentos, danos na rede elétrica, diversos pontos de alagamento.
Arroio Grande
Teve 18 desalojados. O Arroio que corta o município está em elevação. Cinco famílias foram retiradas de suas residências de forma preventiva.
Bom Jesus
Cerca de 30 residências com danos devido ao forte vendaval. A Defesa Civil municipal está realizando o atendimento com distribuição de lonas às residências atingidas.
Parobé
A Defesa Civil contabiliza 17 desalojados. Até o momento, há quatro casas atingidas. Sem vítimas ou feridos. Residências ficaram interditadas até avaliação do técnico. Moradores foram para casa de parentes.
Boqueirão do Leão
Em Boqueirão do Leão, a RS-422 foi interditada, na altura da Comunidade de Quarto Léguas.
Estância Velha
Foi comunicado que há cinco casas alagadas, três no bairro União e duas no bairro União/Tico-Tico.
Guaíba
Algumas ruas ficaram alagadas e houve entrega de lona para uma residência.
Guaporé
Algumas casas foram destelhadas e árvores ficaram caídas.
Mato Leitão
Dados preliminares reportaram oito casas e uma indústria parcialmente destelhadas.
Monte Alegre dos Campos
Dados preliminares apontam que 20 casas tiveram danos devido ao vendaval. A Defesa Civil municipal está realizando o atendimento com distribuição de lonas às residências atingidas, juntamente com a Secretaria de Obras.
Novo Hamburgo
Chuva forte ocasionou falta de luz em alguns bairros.
Pelotas
Sete residências tiveram problemas, uma por alagamento e outra com o desabamento de uma laje, com resgate de uma mulher que ficou nos escombros, mas não se feriu. Também foram registrados alguns alagamentos na área urbana e rural da cidade.
Porto Alegre
Foram reportados galhos de árvore caídos na esquina das ruas Quintino Bocaiúva com Tenente Coronel Fabricio Pilar, no bairro Mont’Serrat.
Santa Cruz do Sul
Dados preliminares apontam vários atendimentos de destelhamento, telhas quebradas e árvores caídas. A prefeitura registrou quase 250 pedidos de telhas.
São Martinho da Serra
Tempestade de chuvas associadas com fortes rajadas de vento atingiu parte da área rural, causando danos materiais na rede elétrica.
Venâncio Aires
Chuva forte e rápida, com granizo de pequeno diâmetro. Até o momento, duas solicitações para apoio com lonas em residência.
Vera Cruz
Dados preliminares reportaram três destelhamentos e duas árvores caídas.
Campinas do Sul, Barão de Cotegipe, Cruzaltense e Erval Seco
Algumas ruas alagadas em razão da chuva forte.
Mariano Moro e Três Arroios
Estragos nas estradas vicinais.