Famílias do interior de Jaguarão, no sul do Estado, estão sem energia elétrica há 10 dias. Elas moram na Costa do Arroio Bretanha, localidade perto da divisa com Arroio Grande, que foi atingida por um temporal na madrugada do último dia 21. A região é atendida pela CEEE Equatorial, que não se manifestou sobre o fato até a publicação desta reportagem.
Neste domingo (31), GZH conversou com três moradores da região; a estimativa deles é que 12 famílias estejam na situação. No caso de Cristiano Rosler, 43 anos, a falta de energia elétrica fez com que ele não pudesse usar uma bomba para retirar água de um poço artesiano responsável por abastecer a caixa d’água da propriedade.
— Tens como imaginar uma Páscoa com chocolate, mas sem luz e água? Como fazer um churrasco, lavar louça, tomar banho? Estou carregando o celular no acendedor de cigarro do carro. Estou usando lampião a gás para ter luz à noite e pegando água do açude para tomar banho. Minha Páscoa foi inesquecível no sentido negativo — relata o professor de história.
Cristiano conta que cabos de energia elétrica estão caídos na propriedade desde o dia do temporal.
— Ontem à noite (sábado), o pessoal da CEEE veio aqui para emendar o fio em uma caminhonete com uma escada pequena que não tinha condições de chegar na altura da alta tensão. Foram embora e não voltaram: ficaram de vir hoje (domingo) com caminhão para acessar o poste e fazer a emenda, mas não apareceu ninguém — acrescenta.
Claudemir Gomes, 64 anos, morador da localidade desde criança, relata situação similar.
— Aqui na região ligaram a luz para todo mundo, menos a nossa rede. Eles (CEEE Equatorial) vieram aqui várias vezes, não resolveram e nós seguimos esperando. Estou pegando água nos vizinhos. Como estamos sem a geladeira (por conta da falta de energia elétrica), compramos carne para fazer no dia. A gente se vira como pode — pontua, que mora com a esposa.
A produtora rural Jaqueline Fraga, 38, mora há 14 anos na localidade e relata que é a primeira vez que fica tanto tempo sem abastecimento de energia elétrica.
— É um verdadeiro caos, porque temos de ir à cidade com frequência para buscar água e gelo. Perdemos alimentos, mas o pior é ficar sem água. É uma falta de consideração e respeito com as pessoas — diz ela, que vive como o marido e o filho na propriedade.
O que diz a CEEE Equatorial
Neste domingo (31), a CEEE Equatorial informou que há 1,1 mil clientes sem energia elétrica no Estado devido a desligamentos de alimentadores. Foi regularizado o fornecimento para 58,9 mil, desde a ventania que atingiu as regiões Metropolitana, Carbonífera e Centro-Sul na sexta-feira (29).
Segundo a empresa, os municípios mais afetados são Viamão, Guaíba, na Região Metropolitana, e Camaquã, no Sul. "As equipes da CEEE Equatorial permanecem nas ruas, trabalhando com agilidade para normalizar a situação o mais rápido possível", diz a nota enviada à imprensa.