Os vencedores da 20ª edição do Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento foram reconhecidos ontem. Foram agraciados 12 reportagens e projetos marcantes de 2023.
A cobertura das enchentes foi a grande vencedora. O trabalho venceu nas categorias especiais Escolha Popular (voto dos colaboradores) e Grande Prêmio Jayme Sirotsky.
O CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, afirmou que o prêmio destaca a qualidade do conteúdo:
– Esta junção de produto e pessoas é o que torna tão mágico esse momento de valorizar aquilo que a RBS tem de melhor, que é a realização de seu propósito através das nossas pessoas.
O publisher e membro do Conselho do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, afirmou que o prêmio é um resumo do propósito da RBS:
– Esse prêmio é uma síntese muito relevante da nossa atividade, do nosso propósito como empresa de comunicação que faz jornalismo, esporte e entretenimento com responsabilidade, dedicação e vontade de acertar em todos os momentos.
O presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, disse que o prêmio exalta o impacto do trabalho produzido no grupo:
– O talento de vocês todos que produzem é o que temos aí fora como reconhecimento da RBS.
Em um dos momentos mais emocionantes, foram agraciados nomes que marcaram sua passagem pela RBS nos campos do jornalismo, entretenimento e esporte: Carlos Wagner, ex-repórter de ZH; Alice Urbim, que atuou na RBS TV; e o jornalista esportivo Ruy Carlos Ostermann, da Gaúcha.
Os destaques
A paixão gaúcha pelo futsal
O projeto envolveu transmissões ao vivo e uma websérie com seis episódios que contou como a modalidade movimenta a comunidade.
Cobertura das enchentes
Atuação combinou informação, serviço e emoção em reportagens sobre os municípios mais afetados, as operações de resgate, as histórias das vítimas e a situação dos desabrigados, contribuindo para a mobilização da sociedade.
Compras suspeitas na Smed
Série denunciou irregularidades nas compras realizadas pela Secretaria da Educação de Porto Alegre.
Da Copa ao Gauchão
A RBS esteve ao lado da Seleção Brasileira e dos clubes gaúchos para fortalecer a pluralidade de histórias. Foi o único grupo de mídia regional do Brasil com equipe presente na Copa do Mundo e na Libertadores feminina.
Fraude dos médicos no Samu
Foram sete meses de apuração sobre fraude na jornada de médicos do Samu. Além das provas, o trabalho mostrou o impacto no usuário final.
Gabi, a busca de um atleta trans por espaço no futebol
Retrata a história de Gabriel Amaral, menino trans de 18 anos, que chegou a jogar no feminino profissional.
GZH Passo Fundo
Iniciativa de cobertura da Região Norte marca expansão digital no Interior com foco em conteúdo hiperlocal.
Lá vou eu – acessibilidade na prática
Série do Diário Gaúcho sobre a falta de acessibilidade em locais públicos revelou as dificuldades de pessoas com deficiência em ir ao Mercado ou à Orla.
Lives esportivas – ocupação do live streaming pela dupla gre-nal
Lives especiais de cobertura de eventos importantes da temporada de 2023 reafirmando a presença no digital.
Na Estrada
Com o Na Estrada, quadro do programa Que papo é esse?, Sara Bodowsky e equipe percorreram diversas cidades para valorizar iniciativas locais em cultura, turismo e empreendedorismo.
Novo Jornal do Almoço
Estreia de novo formato, novos quadros e uma dupla de apresentadores no telejornal.
Youtube do Pretinho Básico
O projeto criou novo e independente canal no YouTube para o programa Pretinho Básico. O canal estende o programa para além das duas edições diárias na rádio.