Uma operação do Ministério Público resultou na autuação de sete estabelecimentos comerciais em São Borja, na Fronteira Oeste, após a apreensão de 18 toneladas de alimentos e produtos impróprios para o consumo. A ação aconteceu entre quarta (28) e quinta-feira (29).
Segundo o portal g1, os mercados, açougues e frigoríficos fiscalizados foram flagrados com alimentos de origem animal mal refrigerados e produtos farináceos vencidos.
Além disso, os agentes constataram a presença de moscas nos insumos, produtos sem procedência e alimentos armazenados de forma inadequada. Alguns itens estavam vencidos há um mês, segundo o 2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de São Borja.
As principais irregularidades encontradas incluíram carnes, margarinas e requeijão reembalados e com rótulos falsificados. Os estabelecimentos impróprios foram autuados e multados.
A operação revelou ainda uma série de outras irregularidades, como a presença de grande quantidade de cerveja, carnes, óleos de soja e carvão argentino de descaminho, ou seja, com ingresso irregular de produtos estrangeiros no Brasil, sem os devidos trâmites aduaneiros.
Produtos vencidos, como energéticos, e itens de venda proibida em mercados, como álcool 92,8°, também foram apreendidos durante a operação. A ação do Ministério Público contou com a colaboração de diversas entidades, incluindo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), de Secretarias do RS, da Vigilância Sanitária Municipal, do Serviço de Inspeção Municipal de São Borja, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON), da Brigada Militar e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).