O governo federal anunciou nesta quinta-feira (29) investimento de mais de R$ 44 milhões para a construção de 600 novas residências pelo programa Minha Casa Minha Vida Rural Calamidades, em 39 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes que atingiram a região no fim do ano passado.
A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação e Parceria do Programa MCMV Rural Calamidades foi realizada no município de Muçum, no Vale do Taquari, um dos mais atingidos pela tragédia. O documento foi assinado entre a Caixa e as duas cooperativas habilitadas — Cooperativa de Habitação Camponesa Ltda e Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar Ltda —, que irão construir as unidades habitacionais nos municípios considerados em estado de calamidade.
O prazo para entrega das unidades é de quatro meses (em casos de reformas) a 18 meses. As famílias estão isentas de pagamentos de parcelas.
Reconstrução de ponte
No Diário Oficial da União de quarta-feira (28), o governo federal já havia publicado portaria que confirma a liberação de R$ 9,6 milhões para Muçum reconstruir a parte rodoviária da ponte Brochado da Rocha, que liga o município a Roca Sales. A estrutura foi destruída na enchente histórica que atingiu a região no começo de setembro. A empresa Traçado Construções e Serviços venceu a licitação para a obra. Conforme a prefeitura de Muçum, assim que houver o primeiro pagamento, a obra receberá a ordem de início. A previsão de execução é de cinco meses e meio.