Em 20 dias, o município de Santiago, na região central do Estado, recolheu quase 30 toneladas de pneus sem uso em borracharias e empresas especializadas da cidade. O objetivo é evitar o descarte inadequado do material, reduzindo o impacto ambiental.
Conforme o coordenador da central de triagem e transbordo de Santiago, Márcio Luciano Sudatti, a campanha é uma parceria com a empresa Recicla Eco Pneus, de Capela de Santana. A empresa recolhe o material, sem custos, a cada 15 dias. E além do viés econômico, o auxílio para as empresas também ocorre nos setores administrativo e financeiro:
— Essa empresa não cobra nada, não tem ônus nenhum para o município, nem para as empresas da área de borracharia. Ele emite uma nota e passa para as empresas, e isso também facilita muito na fiscalização, que eles estão dando o descarte do método do material — Explica Márcio.
Somente na primeira coleta do mês de fevereiro foram quase 4 mil pneus que tiveram a destinação correta. Além de Santiago, a parceria agora beneficia também os municípios de Cacequi, Mata, Nova Esperança do Sul, Jaguari, Unistalda e Capão do Cipó. Nesta semana, a coleta começa nesta segunda (26) e segue até quinta-feira.
O material é transportado, pela própria Recicla Eco Pneus, até o depósito da empresa, onde ocorre a divisão e fragmentação do material. Segundo informações da empresa, o arame dos pneus vai para contrução civil, cercamento, fábrica de pregos e outros. Já a borracha é triturada e tem várias funções, como combustível para caldeiras em fábricas, produção de asfalto e confecção de tapetes.