Quatro pessoas envolvidas no naufrágio que aconteceu na noite de domingo (21) em Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, na Bahia, pertenciam à mesma família — todas morreram. O acidente em que um barco virou vitmou, ao todo, até o momento, seis adultos e duas crianças.
Os parentes eram: Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos, e os sobrinhos dela, Ryan de Souza Santos, 22 anos, Alice Maria, seis, e Vanderson de Queiroz, 42.
Também morreram no naufrágio as amigas Hayala dos Santos Conselho, 32 anos, Flaviane Jesus dos Santos, 29, e o filho dela, Jonathan Miguel Santos, sete. A última vítima identificada foi Caroline Barbosa de Souza, 17.
O piloto da embarcação, que é pai de Flaviane, será ouvido pela Polícia Civil nesta segunda-feira (22). A Marinha do Brasil informou que o barco, denominado "Gostosão FF", realizava transporte irregular de passageiros, e investiga se houve excesso de pessoas a bordo. O veículo não era autorizado para uso comercial, sendo classificado na categoria "saveiro" para atividades de esporte ou recreio, com capacidade para 10 passageiros e um tripulante.
As autoridades conduzem buscas para localizar possíveis desaparecidos, envolvendo equipes da Capitania dos Portos da Bahia, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) da Polícia Militar, Grupamento Aéreo (Graer) e embarcações civis. Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para investigar as causas do acidente, com os resultados encaminhados ao Tribunal Marítimo após conclusão do procedimento.
Não há detalhes sobre o número exato de ocupantes na embarcação, que tinha capacidade para 10 passageiros e um tripulante.
Vítimas
- Rosimeire Maria Souza Santana (59 anos)
- Ryan Kevellyn de Souza Santos (22 anos)
- Hayala dos Santos Conselho (32 anos)
- Flaviane Jesus dos Santos (29 anos)
- Jonathan Miguel de Jesus Santos (sete anos)
- Caroline Barbosa de Souza (17 anos)
- Alice Maria (seis anos)
- Vanderson de Queiroz (42 anos)
Feridos
Seis pessoas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Madre de Deus. Duas já receberam alta, enquanto outras três foram transferidas para Salvador e uma para Lauro de Freitas:
- Menino de seis anos internado na UTI do Hospital Roberto Santos, em Salvador
- Menina de um ano internada na UTI pediátrica do Hospital do Subúrbio, em Salvador
- Mulher de 56 anos internada na UTI do Hospital Municipal de Salvador
- Idosa de 83 anos internada na UTI do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas
Relembre o caso
Um barco virou na noite de domingo (21) no município de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia. Segundo o portal G1, o acidente aconteceu por volta das 22h, quando a embarcação fazia o transporte de passageiros entre a cidade e a Ilha de Maria da Guarda.
Conforme o portal A Tarde, a prefeitura informou que houve um desentendimento na embarcação. O prefeito Dailton Filho lamentou o incidente e reforçou que as equipes estão mobilizadas para atender a todos.