Três dias após o temporal que deixou estragos em diversos municípios do Estado, moradores ainda enfrentam transtornos com a falta de energia elétrica. O número de clientes afetados caiu desde então, mas 8,7 mil pontos continuam sem luz na área de atendimento da RGE. O número foi atualizado às 22h desta segunda-feira (1º) pela concessionária.
No início da manhã, eram 17 mil clientes nessa situação. Ao meio-dia, o número já havia caído para 14 mil e, às 17h30min, para 11 mil.
Na sexta-feira (29), poucas horas após o pico do temporal, o problema afetou cerca de 220 mil consumidores da RGE. No RS, o número chegou a atingir 244 mil consumidores— contabilizando também a área da CEEE Equatorial, que afirma já ter restabelecido a energia de todos os clientes afetados pelo temporal.
Do total de clientes da RGE que seguem sem luz, a maior parte, 7,8 mil deles, está concentrada na metade norte do Estado. O município mais afetado até o momento é Santa Rosa, no Noroeste, com 1,3 mil pontos sem energia elétrica. Em nota, a RGE informou que as equipes “estão totalmente mobilizadas e já restabeleceram o fornecimento de energia para 211,3 mil clientes”, o que representa 96% dos afetados após o temporal.
Ainda segundo a concessionária, o trabalho no momento é de reconstrução das redes de distribuição danificadas. A empresa afirma que este serviço é mais lento, o que torna a normalização mais demorada. Os danos na rede elétrica foram causados principalmente por galhos, árvores e outros objetos arremessados pelo vendaval.
A empresa ainda emitiu alerta para que as pessoas se mantenham longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Nestes casos, a orientação é acionar a RGE e o Corpo de Bombeiros.