Um homem de 28 anos morreu após o elevador de carga de um prédio de nove andares despencar na manhã desta segunda-feira (8), em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O prédio, que está em construção, fica entre a Avenida Flávio Boianovski e a Rua José Milton Lopes, no bairro Zona Nova.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, identificada como Gabriel Oliveira Netto, estava sozinha no elevador. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas o homem acabou morrendo no local.
— O que se sabe é que uma das partes do elevador se soltou da estrutura do prédio e caiu. Estamos aguardando a perícia, e o caso ficará com a Polícia Civil e polícia técnica — resumiu o capitão da Brigada Militar Charles Edmar Reis dos Santos.
Uma senhora que estava em um carro próximo do local do acidente foi atendida por ter ficado em estado de choque.
No momento da queda do elevador, o aposentado Pedro Farias, 75 anos, chegava de táxi no condomínio em que está hospedado passando férias com a família. Segundo ele, foi tudo muito rápido.
— Foi em questão de segundos. Eu lembro de pensar: "Está desabando". E veio tudo abaixo. O elevador parecia estar muito cheio e por pouco não acerta um homem que estava na calçada — relatou.
A estudante de Direito Bruna Barbosa, 30 anos, conhecia a vítima havia cerca de três anos. Segundo ela, Netto trabalhava na obra havia uma semana e também atuava como garçom em eventos e restaurantes de Capão da Canoa.
— Ele era a pessoa mais engraçada e incrível que conheci. Era batalhador, honesto, tirava do dele para ajudar os outro — diz.
Netto deixa uma filha de seis meses de idade.
A quadra foi bloqueada para o trabalho de perícia e remoção de destroços. Inicialmente, foi avaliado o risco de queda de alguma outra estrutura no local, o que acabou descartado. De acordo com a prefeitura de Capão da Canoa, licença e alvará de construção do prédio estão em dia.