No segundo dia posterior à tempestade que deixou diversas cidades sem luz no Estado, quatro unidades de saúde seguem sem funcionar por falta de energia elétrica em Santa Maria. Os postos fechados estão localizados nos bairros Itararé, Urlândia, Santos e Juscelino Kubitschek.
A orientação da prefeitura é que os usuários procurem os serviços nos ambulatórios mais próximos. Em caso de emergência, a indicação é buscar as unidades de pronto atendimento.
A empresa que abastece a cidade, Rio Grande Energia (RGE) afirmou estar trabalhando para restabelecer a eletricidade. Na região central, são 19 mil pessoas sem luz, e alguns pontos estão desabastecidos há mais de 40 horas.
Além disso, problemas pontuais de abastecimento de água foram registrados no bairro Cerrito, Campestre e Monte Belo, mas já tiveram o fornecimento do insumo normalizado. Segundo a Corsan, um gerador foi instalado na Estação de Bombeamento de Água do bairro Dom Antônio Reis nesta quinta-feira (18) o que irá garantir que o abastecimento de aproximadamente 400 residências volte ao normal no meio da tarde.
A tempestade atingiu 300 residências, o que levou a prefeitura a decretar situação de emergência. Cerca de 5 mil metros foram entregues para as famílias afetadas. Na região, os municípios de São Vicente do Sul, Agudo e Restinga Sêca também publicaram decreto.