O fornecimento de energia elétrica na área de concessão da RGE está em condições normais de operação nesta segunda-feira (25). Esta é a informação divulgada pela própria concessionária. Após o temporal de sexta-feira (22), os casos de falta de luz se concentraram nas regiões central e do planalto, especialmente em Erechim e Nova Prata.
Mas cidades como São Francisco de Assis, São Sepé, Cachoeira do Sul e Santa Maria também registraram problemas. Na manhã de sábado (23), 25 mil clientes foram afetados.
A RGE informa que, em razão da intensidade dos temporais da semana passada, as equipes permanecem mobilizadas para atendimento a casos pontuais.
Por sua vez, a CEEE Grupo Equatorial Energia diz não haver problemas de falta de energia elétrica em sua área de concessão. A companhia menciona que mobilizou mais de 600 profissionais para a atuação no período de festas deste final de ano.
O monitoramento e controle geral do sistema estão sob a supervisão do Centro de Operações Integradas (COI), que conta com um time de controladores, engenheiros e supervisores interligados com as equipes em campo, para atender a qualquer eventual ocorrência.
Entretanto, há pontos sem energia elétrica. Em Pantano Grande, na localidade de Coxilha Bonita, os moradores alegam estar sem luz desde quinta-feira (21). Dois cabos romperam e os fios estão caídos em uma estrada da zona rural. As pessoas perderam todos os alimentos que estavam nos refrigeradores.
— A CEEE está prometendo resolver o problema desde quinta e até agora nada. Já vieram quatro vezes aqui com um carro pequeno. Precisam trazer um caminhão para o conserto — reclama o apicultor Ginesio Adair Hagemann, de 51 anos. — É um descaso com os consumidores — acrescenta.